Sponsor

Header Ads

Simpósio Internacional de Educação Inclusiva com Victor Mendonça


Amanhã e sábado vai acontecer a primeira edição do Simpósio Internacional de Educação Inclusiva. 

O evento, que vai acontecer no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Av. Raja Gabáglia, 1753), vai contar com rodas de conversa, conferência e lançamentos de livros.

Nomes importantes no cenário nacional e internacional da temática estarão presentes. Abaixo, os palestrantes de cada dia:

Sexta, dia 22


Dra. Lucia De Anna - Professora de Didática, Educação Especial e Pesquisa Educacional da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”. Diretora da Faculdade de Ciências Motoras (2009-2012). Diretora do Departamento de Ciências Motoras, Humanas e da Saúde (2012-2015). Membro do Comitê técnico-científico do Observatório permanente para a integração/inclusão dos alunos com deficiência do Ministério da Educação, da Universidade e da Pesquisa Científica (1990-2015). Integrante do Dottorato di Ricerca in “Culture,disabilità e inclusione: educazione e formazione”. Lucia De Anna integra vários projetos europeus voltados para a discussão da inserção social e escolar de pessoas com deficiência. 

Dra. Mônica Rahme - Professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação da UFMG. Integrante do Projeto Arte e Diferença e do Grupo de estudos Corpos Mistos, do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância/LEPSI-Minas, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/FaE-UFMG).

Dr. Miguel Mahfoud - Doutor em Psicologia Social, professor Associado do Departamento de Psicologia da Fafich da UFMG, membro do GT Fenomenologia e Psicologia da ANPEPP.

E os orientandos, estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação da UFMG:
Ana Carolina Ferrari, Deborah Oliveira, Fábio Silva, Felícia Santos, Luana Resende, Luiza Vicari, Márcio Boaventura e Simone Vasconcelos.

Além deles, haverá o lançamento do terceiro livro do escritor e jornalista Victor Mendonça, 'Neurodivergentes'! (Lembrando que já falei sobre os dois livros anteriores dele aqui e aqui). Também haverá o lançamento do segundo livro de Selma Sueli Silva, 'Camaleônicos - Autistas Adultos' e 'O Menino Artista', de Roberto Mendonça. A abertura do lançamento será feita pelo professor universitário Maurício Guilherme Silva Jr e a música ficará por conta de Raphael Giffoni e banda.


Sábado, dia 23:

Victor Mendonça - Jornalista, apresentador, youtuber e autor dos livros ‘Outro Olhar – Reflexões de um autista’, ‘Danielle, Asperger e co-autor de ‘Dez anos Depois.’. É membro da SGI – Soka Gakkai Internacional para Paz, Cultura e Educação desde 2005. Foi diagnosticado com TEA aos 11 anos. No YouTube, mantém o canal "Mundo Asperger". 


Gabriel Camargos - 23 anos, Segundo Grau Completo. Curso básico em Informática. Curso básico e intermediário em LIBRAS pelo PRONATEC. Funcionário da MRV Engenharia - área de atuação Mensageria.

Beatriz  Camargos - Professora aposentada. Formação Curso Magistério Superior. Com 13 anos de atuação na Educação Especial sendo 9 desses anos na Coordenação do Projeto de Educação Inclusiva.

Mariana Rosa - Jornalista, escritora, autora do blog e do livro “Diário da mãe da Alice” e ativista da inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência.

Selma Sueli Silva - Jornalista, radialista, youtuber do canal Mundo Asperger, especialista em Comunicação e Gestão Empresarial e autora do livro ‘Minha Vida de Trás pra Frente’ e co-autora de ‘Dez Anos Depois’. Foi diagnosticada com a Síndrome de Asperger (TEA) em 2016. Membro da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional para Paz, Cultura e Educação desde 2005.

Dra. Ângela Mathylde Soares - PHD em Neurociências e Pedagogia, diretora do Instituto Aprendizagem e CIA, Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil, Diretora Clinica do Grupo de Investigação Clinica em Saúde e Educação da União Europeia /G3TES, mestre e doutora em Psicologia Clínica com ênfase em Estudos Psicanalíticos. Pós doutorado em Neurociências com ênfase em neuroaprendizagem. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia. 

Frederico Veloso - Psicólogo, pós-graduado em Autismo/UFMG, Diretor da Clínica de Neurodesenvolvimento BoraBrincar, Certificação em Desenvolvimento Infantil SDG Academy/EUA. É responsável pela coordenação do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) atuando na inclusão escolar e social de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) através de formação de plano pedagógico especializado, treinamento e formação de professores, orientações e treinamento de pais e articulação da rede de assistência social e saúde.

Luciana Cordeiro Felipetto - Fonoaudióloga. Pós-graduação em fonoaudiologia hospitalar e em acupuntura. Pós-graduanda em transtorno do espectro autista. Coordenadora do Setor de Fonoaudiologia da Clínica e Instituto Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral e da Clínica CMSA em Belo Horizonte. Membro da comissão editorial da editora Artesã.
Dra. Maria Luísa Nogueira - Professora pós doutora do Departamento de Psicologia; coordenadora do Curso de Especialização em Autismo e co-coordenadora do LEAD e do PRAIA (Programa de atenção interdisciplinar ao autismo), todos da UFMG.

Postar um comentário

0 Comentários