Sponsor

Header Ads

Um passeio pela história da imprensa carioca

A guia de turismo Juliana Fiuza organiza o passeio - Foto por Lincoln Menezes

Alô, cariocas (e turistas que estarão no Rio nesse sábado)!

Venho hoje com uma dica muito bacana de turismo, que certamente chamará a atenção dos meus colegas jornalistas, mas é boa pra todo mundo.

A guia de turismo Juliana Fiuza está organizando um super roteiro para que as pessoas conheçam melhor a história da imprensa no Rio de Janeiro.

Após uma intensa pesquisa, através de arquivos como jornais, revistas, livros de historiadores, jornalistas e acesso à Biblioteca Nacional, a profissional sentiu a necessidade de levar até os turistas e também moradores da cidade mais sobre a história de veículos que marcaram a história do Rio, e de certa forma, também marcaram o Brasil, desde a chegada da Família Real de Portugal no Brasil, até os dias atuais. Será contada a história de veículos como as revistas Fon-Fon e O Cruzeiro, que ditaram comportamentos durante suas existências.

Além destes veículos já extintos, o tour contará a história de outros, como Gazeta do Rio de Janeiro, Correio da Manhã, Diário do Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, O Globo, Extra, TV Globo, O Dia, Rádio Nacional, Rádio Mec. Outros nomes marcantes para a imprensa carioca também estarão presentes durante o tour, como Stanislaw Ponte-Preta, Nelson Rodrigues, Lima Barreto e Samuel Wainer. 

Os participantes também irão ficar sabendo de curiosidades sobre a produção dos conteúdos jornalísticos naquela época, e também de bastidores: "Os primeiros contos de Guimarães Rosa publicados foram na revista O Cruzeiro, mesmo quando ele ainda morava em Minas Gerais. Outra curiosidade é que a paixão do cineasta norte-americano Orson Welles pela atriz Rita Hayworth surgiu após ele ver o rosto da atriz pela primeira vez em uma capa d’O Cruzeiro, após isto os dois se casaram." - conta Juliana.


Serviço:
Evento: Revelando a História da Imprensa Carioca;
Data: 23 de março;
Início às 11h e término às 13h;
Local de encontro: Museu de Arte do Rio (Praça Mauá).
Recomendado levar água, protetor solar e sapatos confortáveis.
Valor: contribuições a partir de R$10. Aceita dinheiro, cartão de crédito e débito. Contribuições acima de R$20 é possível parcelar.

Postar um comentário

0 Comentários