Sponsor

Header Ads

Concerto “Isso Não é Um Violão?” instiga o público a ir além do óbvio sobre o instrumento

Espetáculo acontece no Memorial Minas Gerais Vale - Foto por Berni Peregi

Há um programa que sempre é relacionado ao violão: tocar nas cordas e pressionar para produzir sons. Entretanto, o instrumento pode muito mais do que essa dinâmica. E é isto o que o violonista Artur Miranda Azzi vai apresentar em seu show “Isso Não é Um Violão?”, marcado para o dia 18 de abril, quinta-feira, às 20h, no Memorial Vale. Neste concerto, fruto de uma pesquisa de doutorado, o ouvinte será submerso em diversas possibilidades de abordagem do violão. Artur Miranda Azzi, possui mestrado em música pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt (2021) e atua nas áreas de performance, teoria da música e composição. A apresentação integra o projeto Contemporâneo. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

O concerto “Isso Não é Um Violão?” consiste em resultados artísticos parciais da pesquisa de doutorado em andamento de Artur Miranda Azzi na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de Münster (Alemanha). A pesquisa de Artur concentra-se no violão na música de concerto contemporânea, escapando de abordagens hegemônicas que priorizam o toque dedilhado e o pressionar das cordas para produzir alturas perceptíveis.

Buscando abordar a questão de como compreender os modos de existência desses violões e entendendo que o ato performativo é um fenômeno complexo e heterogêneo envolvendo dispositivos corporais, contextos sociais e formas de disciplina, o violonista compõe principalmente com Gilles Deleuze, Félix Guattari, Bruno Latour, Bernard Stiegler. A partir deles, são extraídos conceitos para auxiliar no desenvolvimento de uma reflexão sobre a questão que não sucumba à binaridade técnica tradicional/estendida.

As peças que serão apresentadas no concerto servem como estudos de caso para entender o fenômeno em detalhes e discutir várias questões que podem ser extrapoladas para outras composições. Além da reflexão intelectual, o repertório também forma a base para um componente de pesquisa artística.

Artur Miranda Azzi possui mestrado em música pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt (2021), Künstlerisches Aufbaustudium pela Akademie für Tonkunst Darmstadt (2019) e graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor substituto na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main e professor voluntário na Universidade Federal de Minas Gerais.


Serviço: Concerto "Isso Não é Um Violão?" no Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita


Postar um comentário

0 Comentários