Sponsor

Header Ads

A Proposta de redação

 

Hoje a professora na minha escola, propôs para a turma um tema para a nossa redação, como uma atividade para ser entregue na última aula após o recreio. O tema que ela tinha sugerido era sobre a educação e qual a importância dela para o desenvolvimento na sociedade. Eu logo fiquei empolgado para escrever a redação. Fiquei pensando um pouco em como eu abordaria o assunto. Poderia começar falando sobre a escola e como ela nos ajuda a arrumar um bom emprego, mas, achei simples demais, pois, acredito que a educação vai muito além do que estudar e conseguir um bom emprego. Comecei a formular coisas que poderiam ser discutidas no meu texto. E fui lembrando em quais outros momentos a educação também poderia se encaixar. Uma das ideias que me veio na cabeça foi parar de ver a educação como se ela fosse adquirida apenas por meio da escola. E comecei a pensar por onde mais poderíamos nos educar além das escolas. Tive um bloqueio criativo naquele momento e o sinal do recreio tinha sido tocado naquele instante, fui dar uma volta pelos pátios da escola para me inspirar um pouco sobre o tema da redação.

Depois de caminhar um pouco, eu vi uma cena que aconteceu fora da escola e que me emocionou muito. Vi um senhor que morava na rua, catando o lixo, que as pessoas jogavam no chão e, jogando o lixo na lixeira da praça. Depois, ainda fui surpreendido quando ele ajudou um cego a atravessar a rua. Fiquei encantado com essas duas cenas e muitas ideias foram surgindo na minha cabeça. Escutei o sinal novamente, indicando que o recreio tinha acabado e tive que correr para a sala e anotar todas aquelas ideias no meu caderno. Fiquei ali escrevendo tudo que vinha na mente, o mais rápido possível, para que eu entregasse tudo certinho para a professora até o final da aula. Finalmente eu concluí a minha redação e consegui organizar todas as minhas ideias no caderno. Cheguei ao ponto que eu queria discutir no tema e descobri outro significado para a educação e de onde mais ela poderia surgir.

É incrível como a vida nos surpreende e, dos lugares que menos esperamos que algo possa acontecer. Aprendi naquele instante que a educação pode vir de várias maneiras e um simples gesto de jogar o lixo no lixo, já pode ser visto como um ato de uma pessoa educada. A educação é universal e todos os dias podemos aprender alguma coisa simplesmente observando as boas ações de outras pessoas e, assim, aprendemos com elas. A educação também pode surgir dentro do ambiente de família, com os seus pais, tios e meus avós. Aprendi naquele dia, uma das lições mais valiosas que tive na minha vida e não tinha sido na escola. Entendi o poder das boas ações e que elas podem vir de qualquer pessoa e lugar. Entendi sobre o amor ao seu próximo e a dar importância para todas as pessoas, pois, a todo o momento podemos aprender ou conhecer algo novo, só basta uma simples observação pelos pequenos detalhes ao mundo a sua volta. A educação é universal, estude para aprender e poder compartilhar boas ações com o seu próximo, eduque-se sempre e mantenha a mente aberta para tudo e continue aprendendo tanto na escola quanto na vida. O aprendizado pode estar com você em qualquer lugar.


Postar um comentário

0 Comentários