Resenha da Bia: Além da Lama de Leonard Farah




Olá Queridos Leitores ! Hoje é dia de resenha da 《Biblioteca da Bia》, e hoje teremos resenha do autor ☆《Leonard Farah》☆.

《NOTA DE AGRADECIMENTO》: Antes de iniciar a resenha, preciso fazer uma nota de agradecimento ao autor, o Cap. BM Leonard Farah, que foi extremamente receptivo, ao me disponibilizar uma cópia do seu livro. Novamente agradeço a confiança no trabalho que tenho desenvolvido, e, espero atender suas expectativas.

SINOPSE: Este livro não é apenas um rico documento existencial. A experiência dos bombeiros de Minas Gerais nesse tipo de desastre fez deles uma referência internacional no socorro a vítimas de rompimento de barragens. Depois de Mariana, veio Brumadinho, e de novo os bombeiros foram o grande auxílio que os moradores encontraram. Cobri esses desastres e visito esses lugares de vez em quando. O quadro é desolador. Mas seria muito pior se o Brasil não contasse com a competência e a coragem desses heróis.

Fernando Gabeira



5 de novembro de 2015: o Brasil inteiro assiste ao desaparecimento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, dois pacatos distritos de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem de Fundão, administrada por uma das maiores mineradoras do país, despejou quarenta milhões de metros cúbicos de rejeito tóxico na região, tingindo de marrom a paisagem local e causando a morte de 19 pessoas.



Mas essa catástrofe poderia ter sido ainda maior. É o que descobrimos em Além da lama, que narra as dramáticas 15 primeiras horas de mobilização que tornaram possível o resgate de quinhentos moradores ilhados. Essa emocionante história é contada pelo capitão Farah, comandante do grupo especializado que trabalhou incessantemente na missão de salvar vidas, mesmo sob a ameaça do rompimento iminente de uma segunda barragem, ainda maior que a primeira.



Esta é a primeira vez que uma narrativa traz o olhar dos bombeiros sobre a tragédia que até hoje permanece sem solução. Uma leitura impactante para quem deseja conhecer os bastidores do salvamento do maior desastre ambiental do país e os heróis que tornaram isso possível.



■《RESENHA》■:Quem não ficou impactado com a tragédia ocorrida em Mariana/MG, com o rompimento da barragem de Fundão, desaparecendo com os municípios de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, matando 19 pessoas, e deixando as famílias deste dois vilarejos desabrigados.


Acompanhei, assim como todo Brasil e o mundo, essa tragédia, e, a cada imagem e notícia televisionada, sentia uma pressão em meu peito, me colocando no lugar daquelas famílias, e, principalmente dos familiares que perderam seus entes queridos.

Agora ler essa obra, foi reviver a tragédia sob o olhar de uma Corporação que respeito e tenho profunda admiração, e a qual tive o imenso privilégio de trabalhar diretamente durante dois anos em Belo Horizonte respectivamente no 1º e 3º Batalhões dos Bombeiros. Neste tempo em que atuei como Assistente Social nestes dois batalhões, pude acompanhar diversos treinamentos destes militares, assim como, o profissionalismo, concentração e ‘sangue frio’, sentimentos necessários para que a missão dada fosse não apenas cumprida, mas cumprida com excepcionalidade.

Entretanto ler esse livro, e conhecer um pouco mais profundamente sobre as habilidades dos profissionais desta corporação, é um misto de sentimentos. Orgulho de saber que em Minas, temos militares, como o Capitão Leonard Farah, que não é apenas uma militar em cumprimento do dever, mas sim um militar diferenciado. Também me sinto segura em saber que no caso de uma tragédia, como a ocorrida em Mariana, e 4 anos depois em Brumadinho, e com todos os problemas que eles possuem no tocante a recursos financeiros para equipamentos, cursos e outros, eles não se deixam abater e sempre tem mente que: “Missão dada, é missão cumprida”.

Esta obra relata de uma maneira espetacular e fabulosa, as primeiras 15 horas após o rompimento da barragem de Fundão. Li este livro em 7 horas, não consegui para de ler, de tanto que o enredo me prendeu. 

Você conhece o filme “Inferno de Dante” (se não conhece, procure informações sobre ele, ou melhor assista), então me senti lendo o roteiro deste filme, mas a todo o tempo me lembrava que não era um roteiro de filme, mas sim um relato real, de pessoas reais, que viveram aquela tragédia.

Neste livro pude conhecer um pouco mais sobre os homens e mulheres por trás da farda, que deixam suas famílias em casa, não tendo certeza se voltarão para o conforto de seus lares. Enfrentam o desconhecido, arriscam suas vidas em prol de salvarem pessoas e famílias que não conhecem.

Um dos vários trechos que me deixaram aflita, foi quando eles chegaram a parte alta de Bento Rodrigues, logo que a Barragem se rompeu, e os moradores estavam revoltados e aconteceu um princípio de tumulto, e o alvo da revolta dos moradores naquele momento eram os bombeiros. Lembrei na hora de quando estudei Thomas Hobbes e o Contrato Social, meu Deus como as pessoas se transformam e no momento de desespero o pânico não deixam a razão falar.

Uma narrativa PERFEITA, sobre uma tragédia inenarrável, que jamais deve ser esquecida. Um livro que te prende do início ao fim, e deixa uma mensagem que por trás da farda existem homens e mulheres com sentimentos, e que também tem suas famílias.

Livro: Além da Lama (Livro Único)
Autor: Leonard Farah
Gênero: Biografia - Memórias
Editora: Editora Vestígio
Páginas: 192
Classificação: Livre
Nota: 5+/5

●《LEIA ESSE LIVRO》●

Conhecia o livro? O que achou? Deixei nos comentários sua opinião.


Sigam minhas redes sociais:

Share this:

JOIN CONVERSATION

5 comentários:

  1. Que resenha linda, eu fiquei bastante emocionada com suas palavras. Então, já imagino realizando a leitura desse livro.
    Com certeza imagino uma obra completa, repleta de sentimentos e com uma mensagem que mexe com a gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii! Nossa, quem são se lembra?! Assim como a de 11/01/2011 aqui na minha cidade, Nova Friburgo, não há como não se lembrar, se comover e se indignar fomos descasos públicos dentro de situações tão devastantes aos seres humanos. Não sabia que tinha se torna livro. Adorei a sua sua resenha, que ficou tão impactante quanto a proposta do livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu também acompanhei essa lastimável tragédia. Não sabia da existência desse livro, torço para que ele seja adaptado.
    Deve ser uma leitura bem angustiante, já que narra tudo desde o princípio.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira vez em que leio algo contando a respeito desse livro. Ainda não conhecia esse autor também. Então, achei bem interessante conhecer. E também, nunca li nada nesse estilo de livro antes e gostei do que li aqui. Adorei a resenha também!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei aflito só de ler a resenha já, mas super curioso ao mesmo para saber dessa história na íntegra. Anotei o nome da obra, pois quer demais ler, deve ser uma narrativa e tanto.

    ResponderExcluir

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!