Sponsor

Header Ads

Resenha da Bia: O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder


Olá Queridos Leitores! Hoje teremos a resenha de um livro que é muito especial em minha vida ■《O MUNDO DE SOFIA》■.

SINOPSE: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

《RESENHA》: Escrever uma resenha sobre este livro, é uma grande responsabilidade, pois, em minha opinião, a leitura deste livro, independente de sua profissão deveria ser obrigatória. Essa edição em especial, tenho muito carinho por ela, pois, foi meu primeiro contato com o livro.

Tive acesso ao livro no ano de 1995, quando estava no 1º ano Científico (hoje seria o 1º Ensino Médio). Fiz o fundamental e científico em escolas públicas, só tive acesso ao ensino particular, na graduação na faculdade. Apesar de notoriamente existir grande diferença na qualidade entre os ensinos, ainda posso dizer que fui privilegiada, pois, mesmo com as desvantagens e problemas do ensino público, em minha época ainda tínhamos uma ‘certa’ qualidade por assim dizer, diferente de hoje que as escolas dos ensino fundamental e médio, clamam por socorro em todos os quesitos.

Encontraremos no livro um romance filosófico, costumo dizer que o livro é a porta de entrada para o estudo e compreensão da matéria filosofia. Fui acessar essa matéria apenas no Científico (Ensino Médio), hoje meus filhos, tem a matéria Filosofia desde a Educação Infantil.

Aqui teremos a história da adolescente norueguesa, Sofia Amundsen. Voltando de sua escola, ao verificar a caixa dos correios, observa que recebeu uma carta diferente, ou digamos ‘estranha’, na qual constava: “Quem é você?” ... e mais nada.

Através destas cartas ‘estranhas’ e ‘questionadoras’ teremos uma verdadeira de aula de história da filosofia. Ouso dizer que ‘O Mundo de Sofia’ é um clássico contemporâneo da filosofia. Durante a narrativa, Sofia recebe seu material de estudo de um professor que ela não conhece, e o desenrolar das aventuras filosóficas de Sofia se dá até as a vésperas dos seus 15 anos.

Se você não conhece nada de filosofia, seja por falta de interesse, ou por ser da área de exatas, este livro é sua oportunidade de introduzir a filosofia em sua vida, de uma maneira simples, sem complicações, através de um romance de ficção. Se desafie a ler ‘O Mundo de Sofia’, e compartilhe essa experiência.

O Mundo de Sofia é aquele tipo de livro atemporal que com certeza marca grande parte dos seus leitores, pois, em minha opinião, ele faz um grande trabalho: ensinar a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, dois atos que estão perdendo força e, claro, causando um grande impacto negativo no mundo, onde apenas os extremos querem ter razão e não tolerando opiniões contrárias. 

Não seja alguém que não saiba pensar e refletir de forma crítica, e PRINCIPALMENTE respeitar que as pessoas pensam diferente uma das outras, e, isso é necessário e faz bem, sobre qualquer tipo de assunto! Não sabe como mudar isso? Comece por aqui então!

Livro: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia das Letras
Páginas: 560
Gênero: Romance - Filosofia
Classificação: 
Livre.
Nota: 5/5


Gostaram? Deixem sua opinião nos comentários.

Sigam minhas redes sociais:


Postar um comentário

0 Comentários