Sponsor

Header Ads

Sempre Um Papo recebe Lilia Moritz Schwarcz em Belo Horizonte

Lilia Moritz Schwarcz - Foto por Daniel Bianchini

A escritora e professora Lilia Moritz Schwarcz é a convidada do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” (Cia da Letras). Na obra, valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, a autora examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional. O evento será no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita.

Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia M. Schwarcz reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial. Ao investigar esses subterrâneos da história do país — e suas permanências no presente — a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária. 

LILIA MORITZ SCHWARCZ

É professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças (Companhia das Letras, 1993, e Farrar Strauss & Giroux, 1999), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti/Livro do Ano, e Farrar Strauss & Giroux, 2004), O sol do Brasil (2008, prêmio Jabuti/Biografia 2009), Brasil: Uma biografia (com Heloisa Murgel Starling; Companhia das Letras, 2015, indicado ao prêmio Jabuti/Ciências Humanas) e Lima Barreto: Triste visionário (Companhia das Letras, 2017).


Sempre Um Papo com Lilia Moritz Schwarcz
Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. 

ENTRADA GRATUITA
Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários