Sponsor

Header Ads

Dica de Leitura - O Poder da Gratidão


Eieeee! Já faz um bom tempo que não trago dicas de leitura por aqui. Então, hoje trago uma super interessante: O Poder da Gratidão - O sentimento transformador de vidas, da autora Janice Kaplan. Ele reúne estudos sobre os impactos da gratidão na nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

Janice Kaplan é autora do best-seller “The gratitude diaries” que acaba de chegar no Brasil com o título “O poder da gratidão” (Companhia Editora Nacional, 296 páginas, R$ 44,90). Na obra, Janice mostra que a gratidão é um hábito a ser exercitado diariamente. Desse modo, é de fundamental importância anotar algo pelo qual se é grato: um elogio de alguém, uma refeição em família, os raios do sol, um tempo chuvoso, qualquer coisa que seja vale a pena ver com bons olhos. Segundo a autora, tal atitude lhe trouxe mudanças positivas em vários âmbitos de sua vida e ela as descreve no livro com magnificência.
Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade. Ademais, as pessoas que recebem esse sentimento de gratidão sentem-se reconhecidas e incentivadas a realizar melhor o que quer que seja.
Enquanto escrevia o livro, Janice conversou com diversas pessoas que tinham passado por profunda dor, como: doenças, morte de filhos, entre outras tragédias da vida. Ficou surpreendida como elas superaram o trauma através do sentimento de gratidão. “Gratidão não é só um sentimento, deve ser uma ação. Precisamos nos expressar, dizer obrigado a alguém, mandar uma carta de gratidão, escrever no nosso diário para ser real”, diz a autora.
Alguns resultados de seu estudo são interessantes. Segundo ela, as mulheres tendem a ser mais gratas que os homens e chefes que elogiam seus funcionários têm mais colaboração por parte dos mesmos. “A partir do momento que você agradece pelas coisas que têm, começa a dar mais valor a elas em vez de tomá-las por certas. Esse agradecimento é interno e poderoso”, finaliza a autora.
Legal demais! O livro pode ser adquirido na Livraria Travessa, na Saraiva e na Cia dos Livros.
Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários