Dicas para se preparar para uma viagem à Antártica

André Pereira, da Nova Operadora, dá dicas para a viagem - Divulgação Nova Operadora

Destinos únicos e inóspitos, como a Antártica, exigem planejamento. Para que a viagem ao continente mais remoto do mundo seja uma experiência inesquecível, André Pereira, especialista no roteiro e diretor da Nova Operadora, destaca três dicas para se preparar para a viagem, que promete surpreender em todos os detalhes.  

A melhor época para visitar o destino. A temporada de cruzeiros para a Antártica, no verão do hemisfério Norte, ocorre entre outubro e abril. Algumas das saídas ocorrem entre outubro e dezembro, quando os icebergs são maiores e mais majestosos. Já na segunda metade, de janeiro a abril, os grupos de animais são mais numerosos, mas independentemente do início ou fim de temporada, é possível ver geleiras, icebergs, colônias de fauna, estações científicas e militares e ruínas de estações baleeiras.

Que tipo de roupa levar? Para permanecer no navio, como todos os ambientes internos são aclimatizados, é indicado levar roupas confortáveis, como camisas de manga comprida, calça jeans longa e sapatos confortáveis. O ambiente é bem informal e convidativo ao conforto, não exigindo trajes finos para nenhuma circunstância. Para as áreas abertas do navio, blusas e agasalhos são indicados no inverno, além de acessórios, como calça do tipo legging por baixo, luvas e gorros.

Já para os desembarques, roupas esportivas de frio são indispensáveis. Calçados para caminhada não são necessários, pois botas especificas (e bem confortáveis) são disponibilizadas (uso obrigatório), assim como uma jaqueta especialmente desenhada para o ambiente são oferecidas aos passageiros, o que se torna um souvenir mais do que especial.

Quais são os principais pontos turísticos? Na Antártica, visitam-se em geral quatro pontos distintos:

Grupos de Fauna. Desembarques visitando colônias de pinguins, elefantes marinhos, focas-leopardo, entre outros. Além da observação constante de baleias a partir de vários pontos.

Estações Científicas e Militares. De acordo com o itinerário e disponibilidade, visitam-se estações científicas de países diferentes, podendo conversar e consumir um bom café com seus integrantes em um ambiente de muita descontração e curiosidade.

Paisagens. Galerias, glaciares, montanhas e icebergs são alguns dos principais itens que compõem a paisagem da Antártica, pois são únicos em suas formações, tamanhos e exuberância.

Estações Baleeiras. Antigas estações científicas abandonadas representam a parte mais arqueológica e cultural da jornada. Os turistas têm acesso aos vestígios do passado, com a explicação dos guias locais.  É uma verdadeira viagem a uma era em que a caça às baleias era constante, pois o óleo extraído delas era o Petróleo do mundo pré-industrialização, um legado para a humanidade.

Agora que você conhece melhor o destino, organize-se e planeje a sua viagem para um dos roteiros mais inóspitos da Terra!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!