Programação gratuita do Sesc em BH conta com mostra de cinema, teatro, música e artes visuais - Divulgação |
Ao longo de todo o ano, o Sesc Palladium oferece uma programação diversificada, contemplando múltiplas linguagens artísticas e contribuindo assim para a democratização do acesso à cultura para todos os públicos. Contudo, o mês de junho será excepcionalmente dedicado à celebração do Orgulho LGBTQIAPN+, com várias atrações especiais.
Com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre diversidade, a agenda das próximas semanas estará repleta de obras de artistas LGBTQIAPN+, apresentações de teatro, música e mostras de cinema ligadas à valorização e à representação dessa população.
Dentro da temática, o Sesc em Minas possui o programa Somos, uma iniciativa visa ampliar e fomentar as ações voltadas para a diversidade, equidade e inclusão, valorizando as diferentes causas e pessoas que contribuem para a instituição, contribuindo ainda para uma sociedade mais justa. “O programa Somos é um grande guarda-chuvas para o desenvolvimento e o fortalecimento da temática LGBTQIAPN+ em todas as unidades do Sesc em Minas. Por meio dessa iniciativa, pretendemos crescer, cada vez mais, como uma instituição ainda mais inclusiva, através de diversas ações já em andamento, que são desdobramentos do programa e que já prevemos bons resultados”, destaca Eduardo de Oliveira, analista de Educação Corporativa do Sesc em Minas.
Programação especial no Cine Sesc
A partir do dia 1º, o Cine Sesc terá uma mostra com quatro filmes capazes de cativar corações, estimular mentes e abrir horizontes para as muitas histórias que compõem a diversidade humana. Um deles é o documentário nacional “As Cores do Divino”, que mostra perspectivas sobre a relação de pessoas LGBTQIAPN+ com a religião. Para essa sessão de abertura, teremos um bate-papo após o filme com a arte-educadora Thâmara Mazur e o psicólogo Eduardo de Oliveira.
Já o longa-metragem francês "Lola e o Mar" conta a história de Lola, interpretada pela atriz belga Mya Bollaers, em seu primeiro papel. Ela é uma jovem mulher trans, que retorna à sua cidade natal após a morte repentina de sua mãe. Na trama, Lola reencontra seu pai distante, com quem cumpre os últimos desejos da mãe em uma jornada para o Mar do Norte.
O protagonismo trans também é visto no filme brasileiro "Paloma", que apresenta a luta de uma mulher transsexual pelo seu direito a um casamento tradicional na igreja, enfrentando a rejeição da sociedade rural e lidando com violência, preconceito e injustiça, enquanto mantém sua fé inabalável. Outra produção nacional em cartaz é o documentário "Uýra - A Retomada da Floresta", sobre a trajetória de uma artista trans indígena, que usa sua arte e sabedoria ancestral para combater o racismo estrutural e a transfobia.
Os ingressos para a mostra Cine Sesc são gratuitos e podem ser reservados pelo site Sympla ou retirados na bilheteria do Sesc Palladium até 30 minutos antes da sessão. Caso estejam esgotados no Sympla, procure a bilheteria do Palladium para retirar o seu ingresso.
Mostra Brasil – Piauí
Ao longo de 2024, sempre às quartas-feiras, o Cine Sesc Palladium apresenta a Mostra Brasil. Trata-se de um mergulho nas riquezas culturais e cinematográficas dos diversos estados brasileiros.
Em junho, o filme programado é uma produção do Piauí, "Comigo Num-Se-Pode", que remonta o surgimento da cena queer da capital Teresina, no início dos anos 1980. Os ingressos são gratuitos.
Oficinas e conhecimento
A programação temática de junho também inclui momentos de aprendizagem e troca de conhecimentos no Ateliê Desvios - Vivências. O poeta, arte-educador e ativista intersexo transmasculine Jomaka comanda a oficina “Poesia / lambe-lambe”, voltada para a valorização da diversidade por meio das linguagens poéticas.
Com identificação não-binária de gênero, Ártemis também participará do ateliê. Com experiência em arte-educação, comunicação e saúde mental, Ártemis ministra a oficina “Afinal, por que tantas letras?”, dedicada a criar um espaço formativo e esclarecedor sobre a constante construção da sigla identitária. Através de técnicas artísticas como colagem, desenho, pintura e tipografia, é proposta uma reflexão sobre a construção da comunidade LGBTQIAPN+.
As oficinas são gratuitas e com vagas limitadas, com reservas disponíveis no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium.
Música
Dando continuidade ao projeto “Salve a Compositora!”, que busca valorizar novos nomes da cena local, a edição de junho terá o show “Yukáh apresenta: Fera”, no dia 22. Nascida em Queixada, no Vale do Jequitinhonha, Yukáh é artista da MPB, com inspirações do blues, R&B, rock e samba.
Teatro
A programação será finalizada nos dias 28, 29 e 30, com o espetáculo teatral “Xou do Xac”, com atuação de Gabriel Castro Cavalcante e direção de Juarez Guimarães Dias. Xac, o protagonista, é um palhaço que sofre bullying por ser diferente. Um dia, ele envia uma carta para Xuxa buscando apoio e acolhimento. Entretanto, acaba recebendo a visita de Marlexa, sua Fada Madrixa, propondo-lhe desafios para realizar o sonho de ter um programa em que ele possa ser quem é, o "Xou do Xac".
Artes visuais
Ao longo do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, terá continuidade a exposição “Atropelobra”, iniciada em maio. Criada por um grupo de artistas atuantes na cena urbana belo-horizontina, incluindo membros da comunidade LGBTQIAPN+, a exposição oferece uma variedade de intervenções em espaços de passagem, proporcionando uma experiência participativa ao público, que é convidado a refletir sobre a própria relação com o espaço urbano.
Confira a programação detalhada abaixo:
Mostra Especial LGBTQIAPN+ do Cine Sesc
AS CORES DO DIVINO (2020)
Datas: 01/06 -19h* l 09/06 - 15h l 16/06 -18h l 21/06 - 19h l 29/06 - 19h
Documentário
Duração: 1h18min
Classificação: 16 anos
*Sessão comentada
LOLA E O MAR (2019)
Datas: 02/06 - 18h l 07/06 - 19h l 23/06 - 15h l 30/06 - 18h
Ficção
Duração: 1h30min
Classificação: 14 anos
PALOMA (2022)
Datas: 02/06 -15h l 09/06 -18h l 22/06 - 19h l 30/06 -15h
Drama
Duração: 1h44min
Classificação: 16 anos
UÝRA - A RETOMADA DA FLORESTA (2022)
Datas: 08/06 - 19h l 16/06 - 15h l 23/06 -18h l 28/06 -19h
Documentário
Duração: 1h04min
Classificação: 14 anos
Mostra Brasil - PIAUÍ
COMIGO NUM-SE-PODE (2022)
Datas: 5, 12, 19 e 26 de junho de 2024
Horário: 19h
Classificação: 18 anos
Duração: 73 min
Ateliê Desvios - Vivências
Oficina: Poesia / lambe-lambe, com Jomaka
Datas: 5 e 12 de junho
Horário: 14h
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min
20 vagas
Ingressos: reserva pelo Sympla ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes do horário da vivência
Oficina: “Afinal, por que tantas letras?”, com Ártemis
Datas: 19 e 26 de junho
Horário: 14h
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min
20 vagas
Ingressos: reserva pelo Sympla ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes do horário da vivência
Salve a Compositora! - Yukáh apresenta: Fera
Data: 22 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso - Sesc Palladium
Ingressos: a partir de R$ 5, à venda no Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium
Classificação Etária: 10 anos
Xou do Xac
Data: 28, 29 e 30 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso – Sesc Palladium
Ingressos: a partir de R$ 15, à venda no Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium
Classificação etária: 16 anos
Exposição “Atropelobra”
Até 08 de setembro
Local: Foyers do Sesc Palladium
Horários: de terça a domingo, das 11h às 21h
Serviço - O mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Quando: durante todo o mês de junho de 2024
Onde: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Ingressos/entradas: bilheteria do Sesc Palladium (terça-feira a domingo, das 11h às 21h) e Sympla
0 Comentários
São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.
Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!
Obrigada pelo comentário!