Site que visa potencializar a literatura de autores de Minas reúne mais de 400 livros, de 31 editoras do Estado. Lançamento acontece no dia 16 de maio - Divulgação Estante Mineira |
Com o objetivo de difundir a literatura regional, a plataforma “Estante Mineira” surge para reunir e representar editoras independentes de Minas Gerais. Lançamento inédito da Crivo Editorial, a loja virtual possibilita o acesso fácil a uma parte significativa da produção literária independente do estado, e conta, até então, com a participação de 31 editoras e mais de 400 títulos. O lançamento da plataforma acontece no dia 16 de maio, quinta-feira, às 15h30, na Biblioteca Luís de Bessa – Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
De acordo com Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial, nos bastidores do mercado, já há um tempo, se discute a ideia das editoras de Minas terem um lugar coletivo para expor, vender e distribuir seus livros e obras. A ideia é potencializar o alcance e centralizar para juntas, as editoras vencerem desafios comuns de suas rotinas e ganharem visibilidade. "Em 2023, a Crivo Editorial, que é uma das editoras independentes de Belo Horizonte, fez um estande de venda em uma feira literária e promoveu a exposição coletiva das editoras. Na ocasião, este fato reacendeu o desejo de avançar no plano de distribuir de forma coletiva as obras e criar uma loja integrando os catálogos do que é editado de forma independente em Belo Horizonte e Minas Gerais”, explica. Nasce, assim, a Estante Mineira: uma loja conceito, inicialmente virtual, que possibilita o acesso à diversidade de uma parte significativa da produção literária mineira. Um movimento promissor para a cena local e para o que Minas Gerais tem a contribuir com a própria Minas, com o Brasil e com o mundo.
Na plataforma cada editora tem seu espaço para divulgar o que é produzido, com catálogo e identidade muito próprias, honrando a tradição literária de uma cultura que deu ao Brasil grandes nomes da literatura nacional. Uma vitrine da produção editorial contemporânea de Minas Gerais. "A “Estante Mineira” veio para suprir a necessidade das editoras de ter um local próprio para apresentar seus trabalhos e publicações; ao mesmo tempo como uma alternativa para que suas obras possam ser distribuídas no território mineiro e todo o território nacional, unindo forças e apresentando-se como um coletivo, maior, se fazendo mais notável e potente”, afirma Lucas Maroca.
Como funciona a plataforma "Estante Mineira"
O interessado no livro acessa o link https://loja.estantemineira.com.br, em seguida seleciona a editora ou faz a busca pelo título que busca. Depois, faz o cadastro na plataforma para finalizar a aquisição. Em seguida, a nota fiscal é emitida e envida por e-mail (com código de rastreio, nos dados adicionais). E num prazo de 24 horas o livro é postado para toda e qualquer cidade do Brasil.
Para editoras mineiras que queiram fazer parte da plataforma, basta entrar em contato pelo e-mail contato@crivoeditorial.com.br .
Editoras já participantes
Alecrim Edições; Aletria; Calamares; Cas´a Edições; Catapoesia Cartonera; Chão da Feira; Conceito Editorial; Cora; Crivo Editorial; Curva; Editora Luas; Eis; Fino Traço; Francesinha; Impressões de Minas; Javali; Letramento; Literíssima;; Macondo; Mascote; Mazza; MRN; Nandyala; Phonte88; Polvilho Edições; Portal; Quintal; Quixote+Do; Relicário; Sempre Viva; SQN Biblioteca.
SERVIÇO
Evento de lançamento em 16 de maio de 2024
Local: Biblioteca Luís de Bessa.
Horário: 15:30 às 17:30
Informações no site www.crivoeditorial.com.br ou @crivoeditorial
0 Comentários
São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.
Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!
Obrigada pelo comentário!