Sponsor

Header Ads

Juliano Salgado fala sobre a ação reparadora do Instituto Terra no Sempre um Papo

 

Juliano Salgado participará do Sempre um Papo - Foto por Silvan Fessler

Juliano Salgado, presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra é o convidado do Sempre Um Papo para falar sobre o tema " A ação do Instituto na recuperação ambiental de áreas degradadas", com base em  suas vivências enquanto parte da ONG fundada pelo casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e o fotógrafo Sebastião Salgado. Atualmente, Juliano trabalha com a recuperação de áreas degradadas, como é o caso da Bacia Hídrica do Rio Doce,  região  importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil, que foi impactada com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração conhecida como "Fundão", administrada pela empresa Samarco, em Mariana, em novembro de 2015. O evento acontece no dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h30, no teatro da Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita, com viabilização por meio do patrocínio da Cemig e Emgesa, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet. Retire seu ingresso no Sympla - garanta o seu aqui.


Sobre o Instituto Terra


O Instituto Terra é uma organização brasileira sem fins lucrativos que se dedica à conservação e recuperação do meio ambiente. Foi fundada em 1998 pelo casal Lélia Dekuiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado.


A primeira iniciativa do Instituto Terra é o projeto de reflorestamento da Mata Atlântica na região do vale do Rio Doce, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. O projeto busca recuperar áreas degradadas e transformá-las em florestas nativas saudáveis ??e ecologicamente equilibradas.


Uma dessas iniciativas mais recentes é o programa Empresa Amiga, lançado em 2022 com o objetivo de oferecer às pequenas e médias empresas uma maneira simples de contribuir com o plantio de árvores no Instituto Terra a partir de doações inferiores a R$100 mil ao ano.Além do trabalho de reflorestamento, o Instituto Terra também desenvolve atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conscientização pública. Ele promove cursos, oficinas e palestras sobre conservação ambiental, agroecologia e sustentabilidade.


A ONG desenvolve também um trabalho de extensão ambiental com foco na recuperação de nascentes e implementação de sistemas agroflorestais em pequenas e médias propriedades rurais. Estas atividades, em andamento desde 2012 e premiadas internacionalmente inclusive pela ONU-Água, ganharam escala em 2023 por meio do Programa Terra Doce, que visa a transformação socioambiental de toda a bacia do Rio Doce nos próximos 10 anos.


O Instituto Terra tem como objetivo promover a preservação e a conservação da biodiversidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e a preservação do patrimônio natural. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo exemplo de sucesso na recuperação de ecossistemas degradados. 


Juliano Salgado cursou Direito e Economia na Sorbonne em Paris e é formado em cinema pela London International Film School. É diretor audiovisual desde 1996, e foi reconhecido pelo Prêmio Especial do Júri em Cannes, pelo Prêmio da Audiência em San Sebastian, além de ter sido nomeado para o Oscar da Academia de Cinema dos EUA na categoria “melhor documentário de 2015” com "O Sal da Terra". Em 2016, passou a integrar o Conselho Diretor do Instituto Terra, atuando ativamente para desenvolver a infraestrutura do Instituto, reforçar políticas de sustentabilidade financeira e desenvolver ações dentro de uma narrativa orgânica de transformação socioambiental. Sua atuação no Instituto Terra é guiada pela melhora das condições de vida na região da Bacia Hídrica do Rio Doce, almejando a colaboração com produtores rurais, povos originários e entes municipais e estaduais.


SERVIÇO

Sempre Um Papo com Juliano Salgado, do Instituto Terra

Dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h30.

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade).Entrada gratuita

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários