Anúncio contou com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes - Divulgação CBL |
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Governo da Colômbia anunciaram que a Colômbia é o país convidado de honra da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Este evento emblemático da literatura e da cultura, reúne os principais players do setor literário, tanto nacionais quanto internacionais, incluindo editoras, livrarias e distribuidoras e promete superar as expectativas de mais de 660 mil visitantes.
O anúncio ocorreu na sede do Ministério das Culturas, na Colômbia, e contou com a participação de Sevani Matos, presidente da CBL; Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil; Juan David Correa, ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes e Paulo Estivallet de Mesquita, Embaixador do Brasil na Colômbia.
Em continuidade ao sucesso da edição anterior, que homenageou Portugal durante as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, a escolha da Colômbia como convidada de honra deste ano destaca a rica diversidade cultural e literária que a América Latina tem a oferecer.
A Colômbia será homenageada com uma área de 300m² dentro da Bienal do Livro de SP, onde uma série de atividades culturais e de negócios serão realizadas. Espera-se que esta parceria fortaleça as relações bilaterais e incentive o diálogo cultural entre os dois países, destacando o papel fundamental da literatura e da cultura no desenvolvimento de sociedades mais conectadas e compreensivas. Além disso, será uma oportunidade única para estreitar laços e promover um intercâmbio cultural enriquecedor entre o Brasil e a Colômbia, oferecendo aos visitantes uma imersão na vasta literatura e cultura colombiana.
Sevani de Matos, presidente da CBL, expressou entusiasmo com a participação colombiana: "A Colômbia, com sua rica tradição literária e cultural, oferece uma perspectiva única para os nossos visitantes. Estamos ansiosos para que todos experimentem o que a Colômbia tem a oferecer e para que as relações entre nossos países se tornem ainda mais fortes através deste intercâmbio."
Por sua vez, Juan David Correa, Ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes, manifestou que "a presença colombiana na Feira do Livro de São Paulo se apresenta como uma oportunidade de transcender fronteiras através da palavra, da literatura e dos livros, e promover conversas entre duas nações conectadas pela Amazônia, mas também por um interesse comum de unir a América Latina em um único território biocultural que potencialize a vida".
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo não celebra apenas a literatura, mas também facilita importantes diálogos culturais e comerciais. Com a Colômbia como convidado de honra, a 27ª edição promete ser um marco na promoção da literatura e da cultura latino-americana.
A estratégia de internacionalização da literatura colombiana liderada pelo Governo da Colômbia e a participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo permitirá abordar a agenda temática diversificada compartilhada por Colômbia e Brasil para enfrentar a mudança climática, a restauração da floresta amazônica, a construção da paz sustentável e a reivindicação dos povos indígenas do território amazônico. Como indica a vice-ministra de Assuntos Multilaterais da Colômbia, Elizabeth Taylor Jay, “O Brasil e a Colômbia sempre foram aliados estratégicos, desenvolvendo uma irmandade que foi formada através da Amazônia, que abrange ambos os países. Quase 117 anos depois, reafirmamos este forte laço por meio da literatura com a presença do Brasil em Bogotá e da Colômbia em São Paulo”.
Serviço
27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
6 a 15 de setembro de 2024
De segunda à sexta das 10h às 22h
Distrito Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1209 | Santana | São Paulo
0 Comentários
São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.
Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!
Obrigada pelo comentário!