Sponsor

Header Ads

Mariana recebe escola de ofícios para formação de mão de obra especializada na preservação de patrimônio

Divulgação - Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana

A cidade de Mariana, em Minas Gerais, será sede de um projeto destinado a contribuir com a preservação de seu patrimônio material e imaterial, a partir da formação de mão de obra especializada na conservação e restauro das construções. A implantação da Escola de Ofícios Tradicionais de Marianainiciativa desenvolvida pelo Instituto Pedra, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), garantirá a capacitação gratuita de 600 alunos, em cinco áreas, nos próximos três anos.
A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal e da Arquidiocese de Mariana, proprietária dos imóveis que abrigam a instituição de ensino. Na área pedagógica, a Escola de Ofícios conta com parceria da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), responsável por desenvolver toda a gestão pedagógica e o Projeto Político Pedagógico, e da PUC-Rio, na parte de empreendedorismo.
As atividades da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana começam no dia 6 de agosto(terça-feira), com cursos de Alvenarias (taipa, adobe e pau a pique), CarpintariaFerragem (forja artística e ferragem), Cantaria (pedra) e Pinturas especiais (cal, óleo, estêncil e pátinas) – todos eles com duração de um semestre. “Nosso objetivo, ao desenvolver esta iniciativa, foi propiciar a reprodução e a preservação de um conhecimento que foi a base de todo o patrimônio mineiro, em uma região de enorme valor simbólico, a partir do ensino de ofícios que correm o risco de desaparecer”, analisa o Diretor Presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida.
Cada turma, que terá no máximo 20 alunos, será acompanhada por um professor e por um mestre artífice (especialista em determinada área, com conhecimento adquirido a partir de sua experiência, sem necessariamente formação acadêmica). Além das aulas teóricas e práticas ligadas aos ofícios, os alunos receberão aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão. Haverá também a realização de trabalhos de campo.
IMPACTO SOCIAL
Além de propiciar a preservação do patrimônio, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana será responsável por gerar impacto social. “Outras experiências semelhantes em âmbito nacional ajudavam a formar mão de obra e estas pessoas rapidamente eram contratadas por empreiteiras. A nossa ideia é romper com este processo, tornando estes profissionais aptos a gerir os próprios negócios, a partir das aulas de empreendedorismo. Além disso, as aulas ajudarão os alunos a adquirir a formação necessária para atuar não só nas áreas de restauro e preservação, mas também em novos projetos de construção civil”, argumenta o Diretor Presidente.
Outro aspecto importante a ser evidenciado: das 100 vagas disponibilizadas pela Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, 28 serão direcionadas para moradores de Águas Claras, Monsenhor Horta e Cláudio Manoel, três distritos afetados, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, em novembro de 2015. Para facilitar o acesso dos alunos, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esportes e Lazer, fornecerá transporte gratuito para as aulas.  
A ESCOLA
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é um projeto com duração prevista para três anos. O objetivo é promover a preservação do patrimônio material e imaterial por meio da capacitação em ofícios ligados à construção civil, atendendo à demanda por serviços de restauração e construção na cidade e no seu entorno e à necessidade de geração de renda de parte da população. Cada curso terá duração de um semestre.
OS CURSOS
Alvenaria - O curso apresenta as técnicas construtivas, conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique, visando a conservação de imóveis de valor histórico e, ao mesmo tempo, possibilitar o uso deste conhecimento para construção de elementos arquitetônicos contemporâneos.

Carpintaria - O curso apresenta as técnicas de conservação e restauração de elementos em madeira, além da elaboração de diagnósticos e tratamentos para as principais patologias. Nas aulas são apresentadas os tipos de madeira e as variadas possibilidades de utilização na arquitetura em estruturas, telhados, pisos, escadas e sacadas, esquadrias, forros, entre outros. 
Ferragem - O curso apresenta os tipos de fundição, o ofício tradicional de ferreiro e sua aplicação na conservação e restauração de edifícios históricos, desenhos e sambladuras.
Cantaria - O curso apresenta o ofício da cantaria, as técnicas em blocos de rocha, sua aplicação na conservação e restauro, bem como a utilização de ferramentas, morfologia, mecanismos de degradação, métodos de avaliação e construção de objetos decorativos. 
Pinturas especiais - O curso apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas cores e tipologias, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, mistura de cores, caiação e pintura, preparação de cores, argamassa pigmentada em aulas práticas.

Mais informações:

Postar um comentário

0 Comentários