Malas a Postos - Alentejo

Forte da Graça em Elvas, Portugal - Foto por Turismo do Alentejo

Finalmente mais um 'Malas a Postos'! Dessa vez sobre o Alentejo, a maior região de Portugal, com paisagens deslumbrantes e construções de tirar o fôlego, como a acima. O pessoal do Turismo do Alentejo vai dar uma força aqui, hehe! Então, venha comigo nessa jornada!



Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Praia e sol


Praia da Ilha do Praia - Foto por Turismo do Alentejo

Alentejo, maior região de Portugal, tem um litoral deslumbrante que encanta os turistas, com todos os tipos de praias e muitas opções de entretenimento.
Confira quatro destinos para curtir praia, sol e aventura em terras alentejanas.
TroiaAcessível com o ferry boat que sai de Setúbal, a 40 minutos de Lisboa, a península de Troia é um refúgio de veraneio moderno. A cidade reúne hotéis e resorts de luxo, excelentes restaurantes e até um campo de golfe e um cassino. Quando o assunto é praia, são 18 quilômetros de areia dourada fofinha. Ali, o rio Sado se encontra com o Oceano Atlântico em uma paisagem belíssima, e passeando de barco, é possível observar golfinhos brincando no mar.
ComportaAo sul de Troia, a vila de Comporta tem casinhas típicas caiadas de branco com detalhes em azul, e é emoldurada por dunas e imensos campos de arroz. A praia de Comporta tem águas tão azuis que nem parece o Atlântico. Tem excelente estrutura para receber turistas e boas condições para a prática de kitesurfe. Nas redondezas, há atrações como a ótima praia do Pêgo e o Cais Palafítico da Carrasqueira, bom spot para assistir a um pôr do sol.
SinesNo centro da costa alentejana está Sines, com 30 quilômetros de praias para todos os gostos, desde as urbanas, como a charmosa Vasco da Gama, até as mais isoladas, como a Praia de Morgavel. É possível praticar mergulho, surfe, vela e pesca, e ainda conhecer a Praia de Melides, que é a maior do país, e a de São Torpes, que tem a água morna.
Vila Nova de MilfontesUm povoado simpático na chamada Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes tem um centro histórico adorável, com castelo e um lindo farol. As praias são de deixar qualquer um de queixo caído. Uma das mais incríveis é a das Furnas, uma praia fluvial que fica na foz do rio Mira e, por isso, tem forte influência marítima. Também é um bom ponto de partida para a Praia do Almograve, extremamente tranquila, e a da Zambujeira do Mar, rodeada por altas falésias.

As mais belas construções do Alentejo


Um dos grandes atrativos da Europa sempre foram suas construções incríveis, cheias de história. As maravilhas arquitetônicas da época medieval deslumbram os turistas do mundo todo, sejam igrejas, castelos ou mesmo hotéis ou sedes de governo.
Portugal tem inúmeras construções impressionantes, e o Alentejo é lar de muitas delas. Abaixo cinco exemplos para inspirar sua próxima viagem. Não é preciso entender de arquitetura para apreciá-las!

Paço Ducal de Vila Viçosa - Foto por Turismo do Alentejo 

Paço Ducal de Vila ViçosaA mais icônica construção de Vila Viçosa começou a ser construída em 1501, sob ordens do quarto duque de Bragança, D. Jaime, mas só se tornou o que é hoje no século 17. O que impressiona neste edifício é sua fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida de mármore, matéria-prima típica da região. Atualmente, é um museu, e seu interior tem muitos afrescos e painéis de azulejos, e exibe coleções importantes de pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas e até mobília da época em que foi uma das residências reais.
Castelo de EvoramonteLocalizado em um dos pontos mais elevados da Serra D’Ossa, este castelo é um monumento ímpar da arquitetura militar portuguesa. Tem três pisos nobres no pavilhão central, com salas monumentais, abóbadas góticas impressionantes e elementos da Renascença Italiana. A vista de seu terraço é imperdível.
Sé de ÉvoraEsta igreja merece uma visita simplesmente por ser a maior catedral medieval de Portugal. Sua silhueta imponente se destaca na paisagem urbana da cidade. Sua estrutura foi edificada integralmente com granito no século 13, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Os elementos barrocos e renascentistas foram adicionados mais recentemente. A fachada possui duas torres: a torre sul tem os sinos, e na torre norte funciona o excelente Museu de Arte Sacra. É possível visitar o belíssimo claustro gótico e também subir no terraço, de onde se enxerga toda a cidade.
Torre das Três CoroasEsta espetacular torre de mármore branco faz parte do Castelo de Estremoz. Ela é conhecida como Torre das Três Coroas pois três monarcas portugueses estiveram no poder durante suas obras. Construída no século 13 para a Rainha Santa Isabel, foi morada de reis e rainhas por séculos, e hoje é uma luxuosa pousada. Tem uma vista esplêndida de Estremoz e dos campos ao redor.
Forte da GraçaConta-se que foram necessários quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte da Graça, que fica a pouco mais de um quilômetro da cidade fortificada de Elvas. Esplêndido e grandioso, é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar do século 18, considerado por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo. Situado no Monte da Graça, este forte foi marcado por diversas batalhas épicas ao longo da história, e é possível conhecer seu interior e fazer visitas guiadas.

Um roteiro de fé

Portugal é um importante destino para o turismo religioso, com diversos patrimônios significativos para os cristãos. O Alentejo, maior região do país, não é diferente. Por isso, separamos os pontos do território que não podem ficar de fora de um tradicional roteiro de fé. O ideal é alugar um carro para percorrer esses destinos com liberdade.
O itinerário começa em Évora, a 1h30 de Lisboa, a maior cidade do Alentejo. É lá que fica a Sé de Évora, a maior catedral medieval do país. Seu nome verdadeiro é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, e ela foi construída em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Esta igreja possui um belíssimo crucifixo chamado “Pai dos Cristos”, que se encontra acima de uma pintura de Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.
Dirigindo por quarenta minutos, é possível chegar em Estremoz e conhecer o fascinante Convento dos Congregados, que foi construído onde antes havia um palácio. A arquitetura barroca tem fortes influências italianas, e o interior possui incríveis painéis de azulejos. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, uma biblioteca e um Museu de Arte Sacra.
Pouco mais de meia hora de viagem separa Estremoz de Elvas, lar da Igreja Nossa Senhora da Assunção. Ela chama atenção por seu design, principalmente pelas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. Anexo a este templo, é possível visitar também um museu de arte sacra.
Há muitos museus do tipo espalhados pela região, e a próxima atração do roteiro é um deles: o Museu de Arte Sacra de Moura. Um pouco mais distante, a cidadezinha fica a quase duas horas de Elvas, e o museu está instalado na antiga Igreja de São Pedro, um edifício que conta com um fascinante revestimento de azulejos do século 17 em seu interior. Aberto desde 2004, tem exposições do patrimônio eclesiástico, com centenas de peças que demonstram as tradições religiosas locais.
Depois disso, parta para Serpa, a 45 minutos dali. Em meio às belas paisagens da Serra de São Gens, a dois quilômetros de Serpa, fica a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Com o estilo mudéjar típico da Península Ibérica, de arquitetura simples e sem riquezas decorativas, a ermida é um pequeno refúgio que abriga a imagem da santa, homenageada anualmente em uma festa que começa na Páscoa e dura cinco dias.
O próximo destino é Mértola e sua Igreja Nossa Senhora da Anunciação. Praticamente vizinha do castelo da cidade, é uma igreja peculiar, uma vez que a construção era originalmente uma mesquita islâmica. Foi adaptada e se tornou uma igreja cristã, mas ainda é possível ver características góticas, muçulmanas, manuelinas e renascentistas na edificação. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado. A grande diferença desta igreja está na posição da entrada, que fica na parede da direita em relação à nave.
Siga então para Castro Verde. A pequena cidade tem uma igreja que, por fora, é uma bela construção, mas é seu interior que realmente encanta. A Basílica Real de Castro Verde tem as paredes interiores revestidas inteiramente dos tradicionais azulejos portugueses e um incrível altar-mor de talha dourada.
A última parada fica no litoral, em Sines. A Igreja Nossa Senhora das Salas guarda a imagem da padroeira da cidade, que todo dia 15 de agosto é levada em procissão pela baía em um barco. A construção tem quase 500 anos e hoje possui um tesouro, um museu que exibe joias, vestidos da antiga nobreza portuguesa e objetos de prata utilizados nas missas. Encerrando o roteiro em Sines, em cerca de 1h15 é possível estar novamente no ponto de partida: Lisboa.

Basílica Real de Nossa Senhora de Castro Verde - Foto por Terras sem Sombras

Roteiro pela fronteira do Alentejo com a Espanha

A fronteira de Portugal com a Espanha é marcada por grandes histórias de disputas territoriais e batalhas, e a região do Alentejo não é diferente. Longe das grandes cidades, quem passeia pelo extremo leste alentejano se depara com vilas medievais, castelos incríveis e muito mais.
Há tanto para ver que é possível planejar uma viagem completa por lá, começando por Castelo de Vide, um charmoso vilarejo a duas horas e meia de Lisboa. Cercado por mais de dois quilômetros de muralhas, tem casinhas brancas, ruazinhas estreitas, portais góticos e construções antigas, tudo encimado por um belo castelo, de onde é possível conferir uma vista incrível dos arredores.
A apenas 13 quilômetros dali está Marvão, outra aldeia histórica da região. Embora também tenha muralhas, castelo e casinhas brancas, é bastante diferente de Castelo de Vide e vale a pena visitar as duas. Sua história é milenar, seu castelo é grandioso e seu encanto é inexplicável.
Todos esses destinos próximos à fronteira foram importantes na época das batalhas medievais. Não é à toa que eles estão posicionados sobre colinas e têm castelos e muralhas: eles foram construídos estrategicamente para observar se algum exército inimigo se aproximasse, e precisavam estar preparados para os ataques.

Flores no Castelo de Vide - Foto por Turismo do Alentejo
Saindo de Marvão, a 80 quilômetros está Elvas, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta cidade fortificada tem uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de dez quilômetros, sendo considerada uma das maiores fortificações abaluartadas do mundo.
As construções militares do destino são inúmeras: há o Forte de Santa Luzia e o da Graça, além dos fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. No entanto, seu patrimônio também inclui belas igrejas e mosteiros, e a vista de seu castelo é deslumbrante.
Apenas 31 quilômetros separam Elvas do próximo destino no roteiro, Vila Viçosa, que é conhecida como a “princesa do Alentejo”. Próxima a grandes pedreiras de mármore, esta é uma cidade bonita, com várias casas que mais se parecem palácios, decoradas com o mármore da região.
O ponto turístico mais importante é o Paço Ducal de Vila Viçosa, que é, atualmente, um museu onde estão expostos mobiliário, utensílios domésticos, roupas, obras de arte, porcelanas, conjuntos de armas e até carruagens da época em que foi uma das residências da família real portuguesa. Sua característica mais impressionante é a fachada de 110 metros totalmente revestida em mármore.
Depois, é a vez de Monsaraz, que fascina os visitantes com suas ruas de pedra, muralhas e casinhas típicas. Situada ao lado do grande lago Alqueva, é talvez um dos melhores lugares em todo o Alentejo para curtir o pôr do sol. Isso porque, do topo de seu castelo, é possível ver todo o lago mudando de cor conforme o anoitecer se aproxima.
A última parada é Mértola, em pleno Vale do Guadiana. Em termos de história, este destino ganha de qualquer um da lista, já que foi uma cidade romana e, posteriormente, a capital de um reino árabe. O resultado é uma cidade peculiar, que guarda tesouros portugueses, árabes e romanos, que incluem até mesmo uma igreja católica instalada numa construção que já foi uma mesquita, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação. Os vestígios arqueológicos são expostos por toda a cidade, em locais como a Câmara Municipal e o Museu Islâmico.

Por hoje fico por aqui, mas vai ter a parte 2! Aguarde!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!