Confira 8 dicas para alugar um carro

Foto por Free-Photos - Pixabay
O mês de julho marca a época de férias escolares e, com isso, muitas pessoas se programam para viajar durante esse período. Em um cenário onde as passagens aéreas estão cada vez mais caras, o aluguel de veículos surge como uma excelente alternativa para reduzir custos e possibilita maior comodidade durante a viagem.
Naturalmente, o processo de locação acaba gerando dúvidas para as pessoas que nunca alugaram um carro antes. O que é preciso fazer para alugar um carro? É necessário ter cartão de crédito? Quais os documentos exigidos? Para responder essas questões, a Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de carros do mundo, lista oito dicas que vão ajudar quem ainda não está familiarizado com o serviço.
1) Verifique se você atende aos requisitos de locação
Para alugar um carro no Brasil, é necessário que o motorista seja maior de 21 anos de idade. A carteira de habilitação deve estar dentro da validade e emitida há, no mínimo, dois anos. Além disso, você não pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Aproveite para consultar a lista de requisitos básicos para locação de carros no Brasil ou exterior.
2) Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos
Após realizar a locação pela internet, retire o carro no local indicado com o voucher de reserva e o cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Não são aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.
3) Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se
O bloqueio caução é um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão de crédito durante o período de locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato.
O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. É por conta do bloqueio caução que se torna necessária a apresentação do cartão de crédito de sua titularidade, emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite disponível para o bloqueio.
4) Acompanhe a vistoria do veículo
No Brasil, antes de retirar o veículo na locadora, há uma vistoria obrigatória. O ideal é que o cliente acompanhe a vistoria tanto na retirada como na devolução do carro. É importante ficar atento quanto a possíveis avarias, condições do para-brisa, nível de combustível, itens de segurança e os documentos do veículo que devem ser disponibilizados pela locadora.
As observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em checklist ou em contrato e devem ser comparadas com o documento de devolução. Caso qualquer divergência seja identificada, é importante esclarecer as informações antes da retirada do veículo.
5) Fique atento aos serviços extras oferecidos
Os atendentes das locadoras, muitas vezes, podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros. Por essa razão é importante ler o contrato de locação e sinalizar por escrito e verbalmente se tiver interesse ou não em contratar algo a mais. Vale ressaltar que caso o cliente opte pela contratação destes itens adicionais, o valor da reserva inicial sofrerá reajustes.
6) Não esqueça de tirar todas as dúvidas para evitar imprevistos
Solicite os telefones de emergência no momento da retirada do veículo, pois em caso de imprevistos, a locadora deve ser imediatamente informada sobre o ocorrido. É imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo previsto pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas nas proteções contratadas por falta de envio da documentação.
7) Economize cerca de 20% alugando um carro
Sem um carro, ao chegar no destino o turista precisará se deslocar e para isso terá que arcar com despesas de táxi, Uber ou transportes públicos. Em uma cidade que possua uma infraestrutura de trânsito sólida e boas opções de transporte público, um trajeto ou outro pode até não sair caro, mas quanto mais o viajante se desloca, mais gasta. Na hora de colocar os gastos no papel, ele vai perceber que já estourou o orçamento inicial. De acordo com uma pesquisa da Rentcars.com, alugar um carro garante uma economia de mais de 20% tanto em viagens a lazer quanto a negócios. Aliás, é possível economizar ainda mais fazendo a reserva com antecedência para aproveitar as tarifas flexíveis das locadoras.
8) Conheça as leis de trânsito locais
É importante ressaltar que cada país conta com leis de trânsito distintas e é fundamental que o motorista as respeite. Uma das principais em qualquer lugar do mundo é não beber e dirigir. Nos Estados Unidos, por exemplo, se algo acontecer depois de o motorista ter bebido, ele pode ter uma punição pesada e ser preso. Respeitar os limites de velocidade indicados também é importante para evitar problemas com a polícia. O pedestre sempre tem preferência, então, ao passar numa faixa, se tiver uma pessoa pronta para atravessar, pare e deixe-a passar. O uso do cinto de segurança, tanto nos bancos da frente, quanto nos de trás, é obrigatório e crianças abaixo de 6 anos (A idade pode variar dependendo do país) devem usar cadeirinha ou booster.
Sobre a Rentcars.com
Fundada em 2009, a Rentcars.com é uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros no mundo. Além disso, a empresa se destaca como a principal empresa de locação de veículos online da América Latina. Hoje, a empresa atua em mais de 160 países, mantendo presença em mais de 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento. Site: www.rentcars.com

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!