Sponsor

Header Ads

Projeto Olhares da Rua ganha o mundo

Foto por Itamar Jr
Desenvolvido em fevereiro deste ano junto à comunidade Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, o Projeto Eyes of the Street(Olhares da Rua) foi selecionado para participar do EDD19 (European Development Days), fórum internacional sobre desenvolvimento que será realizado em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 18 e 19 de junho de 2019. A iniciativa, que nasceu em Londres, das mãos de uma goiana, a antropóloga e empreendedora social Giselle Barboza, e do jornalista e professor de fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Meirinho, chegou à capital goiana graças a uma parceria entre a Abissal Capitalismo Saudável e a incorporadora SIM Engenharia.
“Organizado pela Comissão Europeia, o EDD reúne pessoas de todas as idades para partilhar ideias e experiências de forma a inspirar novas parcerias e soluções inovadoras para os desafios urgentes do mundo”, explica uma das fundadores da Abissal, Camila Storti. Segundo ela, o EDD é o principal fórum de desenvolvimento social da Europa, recebe representantes de mais de 150 países, 42 mil pessoas participam do evento, sendo 4,5 mil organizações sociais e ONGs, 2.670 palestrantes e mais de 100 líderes mundiais.
“Temos muito orgulho de fazer parte da edição deste ano porque o tema do evento ‘Abordando desigualdades para a construção de um mundo onde ninguém é deixado para trás’ é exatamente no que acreditamos”, afirma Giselle fundadora do projeto que deu “olhos” e “voz” a treze crianças que vivem na carente comunidade Terra do Sol e tiveram a oportunidade de registrar e mostrar, por meio da arte da fotografia, o seu olhar sobre o ambiente a sua volta, revelando um cotidiano de muitas privações, mas ao mesmo tempo de muita esperança e beleza.
Olhar único
As crianças participaram de palestras e oficinas de fotografia, recebendo máquinas modernas para registrar como quisessem a realidade onde vivem. O trabalho de uma semana resultou numa  exposição “Ressignificar para Existir”, com fotografias cheias de afeto, que identificam as problemáticas e os pontos positivos dessas crianças sobre sua comunidade.
Para o diretor da SIM Engenharia, Paulo Silas, patrocinadora oficial do projeto em Aparecida de Goiânia, a seleção do Eyes of the Street para participação no  EDD19, em Bruxelas, é o nítico reconhecimento da seriedade do projeto e o quanto de fato ele pode impactar positivamente na vida das pessoas. “Desde que decidimos apoiar o projeto para trazê-lo para Aparecida, nosso propósito foi destacar o quanto a ação pode trazer impactos positivos e fazer a diferença para o mundo. Agora ele ganha ainda mais força, participando desse evento e nos dá, é claro, muito orgulho em ter ajudado a desenvolvê-lo aqui em Goiás”, afirma Paulo, que promete prestigiar o evento na Bélgica.

Postar um comentário

0 Comentários