Projeto “Santa Leitura” apresenta sua programação 2019

Evento leva livros e diversão gratuitamente - Divulgação Santa Leitura


O projeto “Santa Leitura”, que há 9 anos leva cultura, entretenimento e alegria para diversos locais de Belo Horizonte e do mundo, vai estar amanhã, a partir das 10h, na Comunidade Sagrada Família (Estrada Velha de Nova Lima, 365 – Bairro Novo Taquaril). O evento contará com muitos livros, brincadeiras e lanches para a criançada. Desde 2012, o “Santa Leitura” está na Comunidade Sagrada Família, todo segundo domingo de cada mês.
O projeto também conta com uma ação fixa, na praça Salvador Morici, no Bairro Floresta (Rua Silva Jardim, esquina com Avenida do Contorno).  A praça respira Carlos Drummond de Andrade, que reza a lenda, costumava sentar-se no local para ler, na época em que ele morava ali. Vale a pena conferir e levar livros para lá como doação. Há cerca de seis anos, são colocados 10 livros por dia nos bancos dessa praça.
Já no mês de maio e junho o Santa Leitura estará na Carolina do Sul onde o projeto tem uma biblioteca comunitária para brasileiros. Além disso,uma vez por ano, o projeto é realizado em praça pública na cidade de Myrtle Beach.
Os eventos são abertos ao público, com entrada gratuita.

Sobre o projeto
O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, Região Nordeste de Belo Horizonte. A dona da loja, Estella Cruzmel, que também é artista plástica, criou uma biblioteca para entreter os clientes e para proporcionar leitura a ela mesma nas horas vagas. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições foram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta Estella.
Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde pessoas em situação de vulnerabilidade social passaram a ter mais acesso à literatura.
No primeiro domingo de abril de 2013, o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois disso, diversas outras praças passaram a receber o projeto. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, as praças são motivo de orgulho para as comunidades, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce mais a cada dia.
Hoje o projeto é realizado na praça Salvador Morici, no bairro Floresta, na praça Negrão de Lima, no bairro Colégio Batista, na Comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril e atua também na Carolina do Sul (EUA) desde 2013, com uma biblioteca comunitária em um restaurante brasileiro.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!