Sponsor

Header Ads

Sempre um Papo abre 2019 com Hugo Monteiro Ferreira

O neuropsicólogo Hugo Monteiro Ferreira abre o Sempre um Papo em 2018 - Foto por Priscila Adolfo

O projeto 'Sempre um Papo', que traz nomes consagrados para discutir literatura e assuntos do cotidiano, vai começar 2019 com um bate-papo muito importante. O neuropsicólogo, professor universitário e escritor Hugo Monteiro Ferreira, autor dos livros “Benedito” e “Emílio ou Quando se Nasce com um Vulcão ao Lado”, vai falar sobre o adoecimento mental dos jovens (da minha geração) e os reflexos da violência nessas pessoas. O ponto de partida é o tema “A Geração do Quarto e o Massacre de Suzano”, que parte do triste episódio do massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, que resultou na morte de dez pessoas, incluindo os dois atiradores. O evento vai acontecer no dia 26 de março, terça-feira, a partir das 19h30 na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Hugo Monteiro Ferreira criou, em 2015, o termo “geração do quarto”. A denominação foi dada a jovens e adolescentes que possuem uma relação intensa com a internet, são solitários e, ao mesmo tempo, enfrentam dificuldades na família. Hugo é doutor em Educação e escreveu os livros “Benedito” e “Emílio ou Quando se Nasce com um Vulcão ao Lado”, indicado para o Jabuti 2014 na categoria Juvenil. O termo “quarto” determina também o ambiente selado destes jovens de aparência doméstica e reclusa que, no seu íntimo, são capazes de planejar e executar os mais terríveis acontecimentos. Os dois jovens da tragédia em São Paulo viviam mergulhados na Deep Web, eram especializados em jogos de guerra, com armas e mortes. E se prepararam para o dia 14 de março. Vestiram fantasias – mais que isso, incorporaram os personagens. Como nos jogos, era matar ou morrer. Ou matar e morrer, como foi o caso, na vida real.

Além de falar sobre esses tema, Hugo também vai falar sobre seu novo livro, “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes Nos Ensinam a Amar”, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano. O livro é resultado de uma pesquisa de campo feita pelo autor em cinco capitais brasileiras e faz uma análise profunda dos problemas que afetam os jovens de hoje, como suicídio, gravidez precoce, depressão e automutilação. Uma conversa importante e necessária na nossa realidade.


SERVIÇO: Sempre um Papo com Hugo Monteiro Ferreira

Dia e horário: 26 de março, às 19h30

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, 21 - Funcionários, Belo Horizonte (MG)

Evento gratuito. Informações pelo telefone (31) 32611501 e pelo site do Sempre um Papo

Postar um comentário

0 Comentários