Dica de Leitura - Filhos da Senzala




Olá! Espero que esteja tudo bem por aí.

Trago hoje por aqui uma dica de leitura perfeita para quem, assim como eu, ama romances históricos! É o livro "Filhos da Senzala", primeiro romance da escritora (e minha conterrânea) Silvânia Dias. A obra foi publicada pela Editora Schoba.

Uma coisa super legal sobre esse livro é que a inspiração, segundo a autora, veio durante seu trabalho de mestrado, no qual pesquisou sobre a escravidão no Brasil.  Dá uma olhada!

Silvânia Dias é natural de Belo Horizonte, mas passou parte de sua infância em fazendas no interior mineiro, ouvindo as antigas histórias de sua avó materna. Histórias essas que a inspiraram a seguir o rumo de sua vida contando histórias.

A autora sempre teve fascínio pelas Minas Gerais e, por isso, dedicou sua trajetória acadêmica a entender a rica história do estado. Silvânia graduou-se em História e é especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Outra especialidade da autora é em Arte e Cultura Barroca pela UFOP, e em 2010 obteve o título de Mestre pela mesma Universidade.

Sua pesquisa de mestrado foi sobre escravidão em Minas Gerais. Após a conclusão do curso, publicou o romance histórico “Filhos da Senzala”, uma obra inspirada em documentos do século XIX, época em que o estado possuía um grande número de escravos que impulsionava o sistema produtivo da Província.

Muito bacana, não é? 

O livro conta a história de Francisco, um homem branco livre que se apaixona por Eugênia, uma mulher parda escrava. Por amor a ela, ele vende doze anos de sua vida ao Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves da Fazenda Cantareira, local onde sua amada nasceu, para ficar perto dela. Com isso, ele vê e vivência os horrores da escravidão, que até hoje deixa suas marcas no Brasil.

Se você ficou com uma baita curiosidade sobre a história, dá pra comprar o livro em sites como o da Editora SchobaAmazon, Martins Fontes Paulista, Clube de AutoresEstante Virtual, entre outros.


Vou ficando por aqui. Até mais!


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!