Cinco dicas para ser um leitor assíduo


A leitura é algo fundamental para nossas vidas. Seja para desenvolver a escrita, seja para melhorar a capacidade de memorização, para estudar, enfim. Motivos para ler não faltam! Mas, e se você não tem gosto para a leitura e quer desenvolver esse hábito? Eis abaixo cinco dicas minhas, que podem te ajudar a se tornar um leitor de carteirinha!



1 – Leia livros, revistas, textos e/ou artigos relacionados a temas que você goste

Para começar, pense em quais assuntos você mais gosta de saber, falar, conversar, etc. Certamente você encontrará algo relacionado ao tema de seu interesse.



2 – Comece por livros pequenos


Se os livros ainda te assustam, é melhor começar por aqueles que possuem um número menor de páginas. Assim, você acostuma a sua mente e começa a perder o medo de encarar um livro. À medida que você for tomando gosto, pode ler livros maiores. O mesmo vale para revistas, artigos e outros tipos de textos.

3 – Leia no seu tempo

É bom manter uma certa constância de leitura, mas sabemos que com a correria do dia-a-dia, essa pode ser uma tarefa quase impossível. Então, sempre que tiver um tempo, leia pelo menos um pouquinho. Se possível, leve um livro para ler na bolsa, mochila, pasta... Além de te ajudar a passar o tempo, você vai desenvolver sua capacidade de memória.



4 – Peça dicas para alguém

Conhece alguma pessoa que goste muito de ler? Peça a pela recomendações de leitura! Converse sobre os tipos de textos que te atraem, os temas e assuntos que você gosta, o que realmente te interessa. A internet também pode ser sua aliada nisso. Além de sites especializados em literatura, portais relacionados aos temas de seu interesse podem ter recomendações interessantes a fazer.

5 – Persista, mas saiba seus limites

Como assim? Bom, às vezes bate na gente a preguiça de ler, ainda mais se você ainda não tem prazer em fazer isso. É necessário persistir e continuar tentando, mas também você deve saber seus limites. Pegou um livro e o achou muito chato, cansativo? Deixe-o de lado por um tempo e leia outra coisa. Quem sabe depois a leitura flui melhor?


Em breve devo fazer algumas resenhas de livros hehe Fiquem ligados aqui no blog!
Beijos e até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!