BH recebe lançamento de livro que retrata a história de Ponte Nova


Na próxima terça-feira, dia 23 de julho, a partir das 19h, acontece no Restaurante Tip Top – Rua Rio de Janeiro, 1770 – Bairro de Lourdes | Belo Horizonte, o lançamento do livro “Ponte Nova Memória e Patrimônio – Um retrato histórico”, produzido pelo Escritório de Histórias, do Sociólogo e escritor Osias Ribeiro Neves. A entrada do evento é gratuita e o livro será vendido com valor promocional de R$20,00. Com a participação de autoridades e nomes de diferentes segmentos da cidade, o evento também contará com a presença da jornalista e ex-apresentadora do Globo Esporte, Leticia Renna. É dela a voz do áudio-book do livro, garantindo acessibilidade a publicação. O livro tem o patrocínio exclusivo da Bartofil, presente em Ponte Nova desde 1951, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O evento tem apoio do Restaurante Tip Top e Pátio automóveis.

A publicação que levou cerca de dois anos para ficar pronta, teve um trabalho intenso de pesquisa e produção, e contou com a colaboração de mais de cem pessoas que conversaram e deram seus depoimentos para o escritor. Além de pesquisa em acervos de Ponte Nova, Mariana, da Biblioteca Nacional, Fundação Getúlio Vargas, Arquivo Público Mineiro, em publicações de época, além de extensa bibliografia.

O livro é dividido em oito capítulos, iniciando com um passeio pela segunda metade do século XVIII e século XIX com foco na expansão cafeeira da Zona da Mata Mineira, as usinas de açúcar, a chegada do trem em Ponte Nova até os primeiros anos de República no Brasil. Aborda ainda o perfil da cidade nos anos cinquenta, os anos dourados, e também os anos de chumbo, com crise do petróleo, as enchentes e a mobilização para reestabelecer a democracia e a economia.

Entre os vários contextos o livro relata o lado econômico de Ponte Nova, mostrando como a cidade se reinventou ao longo do tempo. ‘’Desde a expansão da lavoura de cana de açúcar, no século XIX e início do XX, passando pela economia açucareira, pelo café, e atualmente a suinocultura, o atacado e a indústria de laticínios.  A cidade é dona da melhor goiabada do Brasil que se tornou patrimônio imaterial da cidade.

Um capítulo especial que aborda os festivais de música, a literatura pontenovense, o esporte e a educação. ‘’Pude perceber que, ao contrário de muitas cidades brasileiras, a cultura é um dos pontos que enobrece Ponte Nova. Ela pulsa forte, especialmente literatura, na música e no teatro tornando-se desde cedo exportadora de talentos.

Segundo ele, os leitores vão se surpreender ainda com várias curiosidades ‘’como uma manchete de jornal dos anos cinquenta que relatava que um disco voador tinha descido na cidade’’.

Com 234 páginas, o livro aborda ainda a construção do município mineiro de Ponte Nova, por meio de fotos, declarações e história dos seus moradores. Para o autor “esta é uma obra que faz um retrato da cidade, sem, contudo esgotá-la. Nesta imersão, também me apoiei em extensa bibliografia e descobri que Ponte Nova é uma cidade muito estudada, tanto pela academia quanto por outros admiradores de sua história. Neste contexto fui acumulando conhecimento, aprendendo não só com as informações colhidas, mas, sobretudo com as pessoas, e pude entender, que a cidade não perdeu os valores intrínsecos da mineiridade, como o acolhimento, a simplicidade, e a disponibilidade de seus filhos, dispostos a cooperar, abertos as conversas transversais e também aos questionamentos, sempre necessários’’.

Social

Durante o evento, todo o dinheiro arrecado com a venda dos livros serão repassados ao Hospital Nossa Senhora das Dores em Ponte Nova.

Sobre o autor

Osias Ribeiro Neves é sociólogo, escritor e compositor. Recebeu diversos prêmios em concursos literários, além de ser fundado e sócio-diretor do escritório de histórias, empresa especializada em memorias por meio da qual, além de trabalhos autorais, escreveu e publicou diversas biografias e historias empresariais. ‘’Utilizamos metodologia própria, embasada pela sociologia, jornalismo, história oral e literatura. O Escritório de Histórias é uma editora registrada junto à Biblioteca Nacional’’.  

Serviço:
Data: 23 de julho, a partir das 19h, 
Lançamento: Livro Ponte Nova Memoria e Patrimônio – Um Retrato Histórico
Local: Restaurante Tip Top
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1770, Lourdes – Belo Horizonte | MG
Horário: 19h
Entrada: Franca
Valor do Livro no lançamento: R$20,00
Depois do lançamento o livro poderá ser adquirido pelo site; http://www.escritoriodehistorias.com.br/

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!