Sponsor

Header Ads

Esportes Radicais Adaptados para PCD – evento inédito no país é promovido pela AMR

Divulgação AMR

“É possível e necessário incluir pessoas com deficiência física em todas as atividades esportivas, até mesmo as radicais”. Essa afirmação é do coordenador da Esporte Terapia da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), Guilherme Sette Câmara. Com este pensamento, ele e toda a sua equipe idealizaram, e agora realizam, o projeto “Esporte Radical Adaptado”. O evento acontece de 24 a 27 de junho, na quadra de esportes da instituição filantrópica, com a prática de seis atividades: muro de escalada e rapel; skate, jump radical e circuito a pé e de triciclo.

As atividades serão oferecidas para as crianças e adolescentes atendidos pela AMR, e vão acontecer dentro do horário normal das atividades já programadas semanalmente para elas. De hora em hora, no intervalo entre 8h e 11h; e de 14h às 17h; uma nova turma de crianças realiza as atividades. Tudo gratuitamente.

Para esta ação, além dos profissionais de educação física da instituição, também foram contratados instrutores para auxiliar nas atividades.


Sobre as atividades

- Parede de escalada e rapel adaptados
Nessa modalidade será usada uma selete (cadeirinha de parapente) para que os alunos que têm tetraparesia (quatro membros sem movimento), possam participar e sentir a sensação de subirem por uma parede e alcançarem o topo dela!
  

- Jump radical adaptado
Assim como na parede de escalada e rapel adaptados, será usada uma selete (cadeirinha de parapente) para que os alunos que têm tetraparesia (quatro membros sem movimento), possam participar e sentir a sensação de estarem voando! A estrutura conta com dois elásticos, uma em cada lateral, que prende a selete ou uma cadeirinha de escalada, fixados de maneira segura, proporcionando saltos de até três metros de altura.

- Skate adaptado com rampas
Com o auxílio de monitores, os alunos da Esporte Terapia terão a oportunidade de andar no skate, passar por rampas e sentir a emoção de fazer trajetos pensados para eles. A atividade será feita com a criança sentada ou no colo do professor, no skate longboard.

- Circuito motor a pé
Trata-se de um circuito de obstáculos para serem vencidos sem nenhum equipamento assistivo, mas com o auxílio dos instrutores. A atividade será executada em um tatame.

- Circuito para triciclos adaptados
Um caminho com diversos obstáculos, como cones e pequenas elevações, deverá ser percorrida pelas crianças, sentadas em um triciclo adaptado para pessoas com deficiência física.



Parceria e interação
O projeto está sendo executado por meio da “Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, que é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por este instrumento, contribuintes do ICMS podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). A empresa que viabilizou este projeto foi a Precon Industrial.

“É muito gratificante poder contribuir com o projeto, e de alguma maneira, colaborar para o sucesso da AMR – Associação Mineira de Reabilitação. Os projetos são executados com seriedade, propiciando a melhor qualidade de vida a todas essas crianças atendidas. É prazeroso e gratificante ver o resultado de todo esse trabalho realizado por vocês da AMR”, afirma Décio Vinicio Gomes, Diretor Presidente da Precon Industrial.

Além de viabilizar o projeto “Esporte Radical Adaptado”, via “Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, a Precon Industrial também irá trazer alguns de seus funcionários para participarem das atividades juntos com os atendidos da AMR. O intuito é promover a interação e, ainda, conscientizá-los sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência física, fazendo com que eles sintam na própria pele algumas das dificuldades vividas diariamente por elas. 


Sobre a AMR
Criada há 54 anos, a AMR é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende 500 crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade e risco social.

A Associação oferece serviços de assistência à saúde, principalmente na área de reabilitação, promovendo a inclusão social da criança por meio de um trabalho qualificado e inovador. A AMR é referência no atendimento multidisciplinar de reabilitação motora em Minas Gerais e conta com profissionais especializados nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Esporte Terapia, Odontologia, Serviço Social, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Ortopédica. O atendimento da entidade abrange Belo Horizonte e mais 29 municípios da região metropolitana.


Esporte Radical Adaptado da AMR
Data: 24 a 27 de junho, de 8h às 11h e de 14h às 17h
Local: quadra de esportes da AMR – Rua Profº Otávio Coelho de Magalhães, 111, subsolo, Mangabeiras. Belo Horizonte / MG
Público: crianças e adolescentes atendidos pela AMR

Postar um comentário

0 Comentários