Sponsor

Header Ads

Fliaraxá 2019 - Liberada a programação!

Valter Hugo Mãe (à esquerda), é o homenageado do Fliaraxá nesse ano. Ao seu lado, Afonso Borges, criador do Festival - Foto por Daniel Bianchini 

De 19 a 23 de junho, em pleno feriado de Corpus Christi, o Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá recebe a oitava edição do Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá! O evento é um dos maiores festivais de literatura de Minas e também do Brasil!

Com o tema 'Literatura, Leitura e Imaginação', o Festival desse ano tem como patrono o maior escritor da história do nosso país: Machado de Assis, que em 2019 completaria 180 anos de existência! Já o homenageado desse ano é Valter Hugo Mãe, escritor português, que além de lançar três obras no Fli, é o responsável por todas as artes visuais do evento, já que também é ilustrador.


A curadoria é composta pelo criador do Festival, o gestor cultural Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, a filósofa Marcia Tiburi e o educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.


“Araxá retomou seu protagonismo turístico e cultural nos sete anos de realização do Fliaraxá, que promoveu uma verdadeira revolução na cena cultural local. Uma ação permanente, que perpassa os dias do Festival, fez aumentar o número de leitores, fortaleceu a cadeia produtiva, estimulou o surgimento de novos autores, seja via Concurso de Redação ou simplesmente pelo contato direto com os grandes nomes da literatura nacional e internacional que todo ano desembarcam na cidade”, explica Afonso Borges.  

A lista de convidados confirmados é extensa, do tamanho da importância do Festival: Monja Coen, Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Talita Talibert, Simone Paulino, Elisa Ventura, Luiz Ruffato, Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck, Jussara Santos, Lucas Guimaraens, Leila Ferreira, Carla Madeira, Daniella Zupo, Cris Guerra, Sergio Abranches, Heloisa Starling, Clóvis de Barros Filho, Vagner Fernandes, Ana Luisa Escorel, Marina Colasanti, Aline Bei, Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Edney Silvestre, Ricardo Linhares, Graziela Azevedo, Marco Luchesi, Antonio Carlos Secchin, Sergio Sá Leitão, Marcelo Matte, Marta Porto, Antônio Torres, Maria Valéria Rezende, Míriam Leitão, Antonio Prata, Alla Mitchell, Luiz Antonio Aguiar, Leo Cunha, Pedro Bandeira, Fe Liz, Lucrécia Leite, Marco Haurélio, Salatiel Silva, Renato Zupo, Cátia Lemos, Ana Clara Saso, Ana Elisa Xavier, Ana Paula Machado Kikuchi , Arahilda Gomes Alves, Augustto Cipriani, Birgit Yara Frey Riffel, Celeste Moura, Celso Alexandre De Souza Lima, Cesar Campos, Claudelir Clemente, Daniel Bicalho, Denise Arantes, Domingos Antunes, Dr. Bruno Barbosa Borges, Dr. Marcus Paulo, Edilson Rodrigues Palhares, Francisco Ilídio Ferreira Rocha, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Heleno Álvares, Iara Rachid, Idelma Borges Costa, Janaína Silva, João Eurípedes Sabino, João Victor Oliveira, Josimar Dos Reis De Souza, Jovandir Batista, Juliana Rage, Karolina Cordeiro, Leni Nobre De Oliveira, Lilian Natal, Luiz Humberto França, Marcos Takeshi, Mariana Carneiro, Maurício Melo Junior, Mauro Maniglia, Melina Costa Verissimo, Paulo Martins, Pedro Gontijo, Priscila Serato, Dr. Almir Garcia Fernandes, Rafael Nolli, Renato Muniz B. Carvalho, Rodrigo Feres, Sarah Salerno, Steven Byrd, Vera Lúcia Dias, Vilma Cunha Duarte, Virmondes Afonso Ribeiro Junior, Walter Soares Dos Reis, Ludmila Garcia Ribeiro Nessralla, Tainá França Verona, Paulo Fernando Silveira. E há ainda muitos outros que estarão no Fliaraxá para autografar seus livros na “Estação de Autógrafos”.



Educação, Literatura, Gastronomia e Interação

O 8o Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em suas edições anteriores: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma imensa livraria, a cargo da Blooks, do Rio de Janeiro, que venderá também livros a preços reduzidos; a continuidade do concurso de redação ‘Maria Amália Dumont’; integração entre a história dos patronos e autores homenageados com os alunos e as escolas; e programação específica dirigida às crianças e adolescentes.

A área de Gastronomia, instalada na parte externa do Grande Hotel, vai ter, este ano, o acréscimo de conteúdo focado na culinária mineira e da região, em uma comunhão com a literatura. Um projeto vai alinhar a comida dos grandes clássicos com jantares/palestras. Estão na pauta também os queijos, doces e demais componentes da chamada Economia Criativa. Além disso, uma extensa e proveitosa programação de teatro e música.

Destaca-se também o projeto ‘Sempre Um Papo’, onde os escritores conversam descontraidamente com o público, em salas menores, durante uma hora por dia, fora da programação oficial; o ‘Fliaraxá Mirim’ vai construir atividades dedicadas às crianças na grama e arredores do Grande Hotel; o evento pretende também incentivar as agências a promover visitas guiadas às fazendas produtoras de queijo e cachaça na região e à Serra da Canastra, impulsionando a Economia Criativa da região. Além disso, vale ressaltar a presença institucional do Sesc, Senac, Sesi e Sebrae, com uma programação de cursos, workshops e conteúdo específico.


A Blooks, de Elisa Ventura, será novamente a livraria oficial do evento que, com mais de 30 mil títulos, se materializa como uma das maiores livrarias em extensão do País, em festivais. Ali será instalada a ‘Estação de Autógrafos’, que vai acolher um grande número de escritores a assinar suas obras.

O Festival reuniu, no ano passado, quase 30 mil pessoas, em quatro dias de evento, com a presença de 120 autores. Turistas e moradores atraídos não só pela literatura, mas pelo “Fliaraxá Gastronomia” montado em grandes estruturas na área externa com Hotel, com uma programação musical diversificada e de bom gosto.


Serviço: VIII Fliaraxá - Festival Literário de Araxá

De 19 a 23 de junho de 2019
Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá - MG
Redes Socias:
Instagram - @fliaraxa
Twitter - @fliaraxa

Postar um comentário

0 Comentários