Sponsor

Header Ads

Malas a Postos - Centro de Portugal

Coimbra é um dos destaques de Portugal - Foto por Turismo do Centro de Portugal
É post especial que vocês querem? Então tá aqui!

Esse é o primeiro Malas a Postos! Aqui, teremos posts mais longos sobre locais ao redor do mundo e também no Brasil. Para abrir essa série especial de postagens, vamos começar com aquele país que tem uma ligação eterna conosco: Portugal!

Tive o prazer de estar em Portugal em 2018. Infelizmente, não aproveitei muito, pois estava apenas de passagem e fiquei apenas nos aeroportos de Porto e Lisboa. Mas o pouco que vi me alegrou bastante e fiquei com muita vontade de voltar (e aproveitar!). O povo, as paisagens vistas de cima e a comida portuguesa são incríveis!

Então, como não tinha um bom material pessoal para mostrar para vocês, o pessoal do Turismo de Portugal vai me dar uma baita força nessa! O post vai falar especialmente da região central de Portugal, com cidades históricas como Coimbra, Óbidos e Fátima! Preparados? Então é hora de colocar um bom fado para ouvir, caprichar no lindo sotaque português e... Malas a postos!


O Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 

Coimbra e o Fado



Considerada a canção da alma portuguesa, é feita com uma voz, uma guitarra portuguesa, uma guitarra clássica e muito sentimento. Desgostos de amor, saudades de alguém que partiu, encontros e desencontros da vida são os principais temas dos fadistas espalhados por Portugal.
Em Coimbra, no entanto, esse gênero musical foi tão explorado pelos estudantes que acabou se tornando um subgênero: o fado de Coimbra. Cantado apenas por homens, pede sempre rigor no vestuário dos fadistas, que usam as roupas tradicionais da universidade da cidade, uma das mais antigas instituições lusófonas do mundo.
Este charmoso destino do Centro de Portugal tem um centro histórico muito preservado, o belíssimo rio Mondego e excelentes parques. Mas o que move a cidade e seus habitantes é a Universidade de Coimbra, cujas construções imponentes erguem-se em uma área privilegiada de seu território.
Foi justamente essa tradição acadêmica que acabou criando o fado de Coimbra, já que os grupos de jovens que lá iam estudar levavam suas guitarras, dando voz ao temperamento sonhador e nostálgico dos portugueses em canções sobre a vida estudantil, a cidade e o amor.
Coimbra tem muitas casas de fado, mas ocasionalmente esta arte chega às ruas da cidade em românticas serenatas de rapazes à janela de suas amadas.
A tradição do fado é tão forte que, anualmente, realiza-se a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha, evento que marca o início da Queima das Fitas, a festa universitária que comemora o fim do ano letivo. Este ano, a comemoração começa no dia 3 de maio.

Óbidos e o Festival do Chocolate



Chocolate + Castelo Medieval = PERFEIÇÃO! - Foto por Turismo do Centro de Portugal



A charmosa vila medieval de Óbidos, localizada a uma hora de Lisboa, em Portugal, realiza no fim do mês seu evento mais delicioso: o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Entre os dias 25 de abril e 5 de maio, o destino ficará repleto de visitantes apreciando uma programação especial e muito saborosa.
Já é a 17ª edição do evento, e o tema deste ano é esporte, o que vai surpreender os participantes principalmente com as esculturas monumentais, habilmente trabalhadas ao longo de vários meses pelos chocolatiers. Todos os dias, haverá atividades para mostrar que é possível conciliar a prática esportiva, a saúde e o bem-estar com o consumo equilibrado de chocolate de qualidade.
Há sessões de showcooking, workshops e cursos para profissionais da área da gastronomia, e todos os dias terminam com uma chocoparty, com muita música, prova de vinhos e degustações de chocolates e coquetéis.
Mas não são apenas os adultos que se divertem no festival. As crianças podem ter a experiência de fazer seu próprio chocolate pela primeira vez na Casa de Chocolate das Crianças, que oferece também atividades lúdicas e pedagógicas.
Entre os pontos altos do evento estão os concursos, como o “Chocolate do Ano”, o “Jovem Chocolatier” e o “Concurso Internacional das Receitas de Chocolate”.
Com pouco mais de 3 mil habitantes, Óbidos fica no topo de uma colina na região do Centro de Portugal, com suas casinhas brancas protegidas por imponentes muralhas, de onde o pôr do sol é inesquecível.

100 anos das Aparições de Fátima
Papa Francisco já esteve em Fátima - Foto por Turismo do Centro de Portugal
Há 100 anos, Fátima, o principal destino religioso de Portugal, construía a Capelinha das Aparições a partir dos emocionantes acontecimentos do ano de 1917, quando três pequenos pastores afirmaram ter encontrado a Virgem Maria por seis vezes, levando importantes mensagens para os moradores da cidade que, com o tempo, foram espalhadas pelo mundo.
Exatamente onde as crianças avistaram Nossa Senhora, a população ergueu a Capelinha, uma ermida simples onde fica a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ela é o coração da cidade e foi o início do que hoje é o Santuário de Fátima, uma grandiosa construção que recebe milhões de visitantes todos os anos.
Para comemorar os 100 anos de sua construção, Fátima, que é hoje um dos mais importantes destinos religiosos em todo o mundo, realiza a “Capela Mundi”, uma exposição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do museu local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica.
Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019.
Em 2018, Fátima recebeu mais de 7 milhões de peregrinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.
~ Relato pessoal ~
Gente, eu sou católica e muito devota de Nossa Senhora de Fátima. Tive um problema sério de saúde e precisei fazer uma cirurgia. Na época, minha madrinha tinha ido até Portugal e visitou a cidade de Fátima. De lá, me trouxe um terço lindo rosa. Minha mãe, também muito devota, pediu a intercessão de Nossa Senhora de Fátima perante a Deus para que eu ficasse bem e desse tudo certo na cirurgia. Assim que ela colocou o terço no meu pescoço, ele se arrebentou! (E não, ele não ficou preso em NADA!). Cinco anos se passaram, e graças a Deus, a ela, aos médicos e a minha fé, estou bem de saúde. 

Gostaram do post? Em breve, tem mais Malas a Postos!

Postar um comentário

0 Comentários