Dicas para sobreviver ao Ensino Médio

Eu num rolê com a galera do colégio! Mudei muito?

Primeiro post de 2018!! Meu Deus, o tempo está voando mesmo!

Bem, quem acompanha o blog desde o começo sabe que costumo fazer um especial de Volta às Aulas, falando dos lançamentos das principais marcas de cadernos por aqui (os posts bombam demaaaais, inclusive). Mas estou numa correria danada e não vou conseguir fazer o especial como eu gostaria :(

Porém, resolvi fazer um post para aconselhar o pessoal que vai entrar no ensino médio nesse ano. É uma fase bacana mas muito cansativa. Um mundo completamente novo e que pode definir muitas coisas em nossas vidas. 


Não, esse post não vai ser como o 'Manual de Sobrevivência Escolar do Ned' (série legal pra caramba) porque não vai ser tão grande assim, hihi. Vou contar um pouco sobre a minha experiência pessoal nesse período e o que, pelo menos pra mim, é mito ou não sobre essa fase.

Bom, eu consegui ir para a escola que eu queria, a Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Colégio Estadual Central, aqui em Belo Horizonte. Estudei praticamente a vida inteira em escola pública (com exceção do jardim de infância). Minha intuição dizia que eu seria feliz lá, e realmente fui, mesmo com os percalços que apareceram no caminho.

Digo que fui pra escola certa porque além de uma boa base educacional, fiz amigos que estão presentes na minha vida até hoje e recebi apoio dos meus professores. Então, meu primeiro conselho é: vá para uma escola bacana, com boa reputação, mas você tem que gostar dela para dar certo.


A escola foi projetada por Oscar Niemeyer e ocupa dois quarteirões! Grande pra caramba!
Foto retirada do blog da Secretaria de Educação de Minas Gerais


Essa história de que é o aluno que faz a escola é parcialmente verdade. Sim, o aluno tem papel fundamental para a reputação da escola e também tem que se esforçar para ter um aprendizado melhor. Mas a estrutura e o apoio dado pelos professores e administração da escola aos alunos também é essencial para o sucesso. Tive esse incentivo, mas infelizmente muita gente pode não ter. Caso quem esteja dando aula pra você não explique direito, dê esse retorno para a pessoa se possível. Se tiver dúvida, não fique com ela. Várias vezes fiquei com vergonha de perguntar por medo da zoação e carreguei aquele questionamento comigo. Pergunte depois da aula se você não se sentir confortável pra perguntar na frente de todo mundo. Isso vale para qualquer fase da vida escolar.

Outra coisa importante: muita gente fica tocando o terror nos primeiros bimestres e quando chega no último, corre atrás do tempo perdido. Minha dica: faça o contrário. Rale bastante ao longo do ano. Assim, quando chegar no último bimestre, dependendo das suas notas, você vai ter a liberdade de focar no que tem mais dificuldade. É o que eu fiz e deu super certo. As matérias que já tinha nota suficiente para passar, acabei deixando um pouco de lado para estudar mais as que eu não entendia direito.

Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas tento me organizar pelo menos um pouquinho. Organização ajuda na hora de estudar. São váááárias matérias e a gente acaba trocando as bolas de vez em quando, principalmente no começo, já que não estamos tão acostumados.
.
Prestar atenção na aula é fundamental. Se você presta atenção, não será necessário estudar demais (no caso das matérias que mais me interessavam, eu prestava tanta atenção que nem precisava e tirava notas ótimas!).

Não tenha medo de conhecer gente nova: se você vai para uma escola nova ou estuda em uma escola muito grande que tem inúmeros alunos, não tenha medo de fazer amizades. Muitas delas podem te acompanhar pro resto da vida. Até hoje tenho amigos dessa época, e olha que esse ano será meu último de faculdade, hein!

Preocupe-se com a sua saúde, tanto física como mental: a carga de afazeres é grande, principalmente no terceiro ano. Afinal, além das preocupações com o colégio, tem a pressão do vestibular. Pra piorar, alguns alunos sofrem bullying e ficam ainda mais pra baixo (nesse caso, fale com seus pais e direção da escola). Se tiver alguma coisa errada tanto física como mentalmente, tire um tempinho para descansar e se recuperar. A sua saúde não vale mais do que as notas no boletim ;)

Aproveite cada momento: no terceiro ano eu estava louca pra sair do Ensino Médio, mas bate uma saudadezinha de vez em quando. Mas aproveitei bastante, então tá de boas! Então, aproveite o quanto puder!

Não vou me estender mais pra não ficar cansativo. Espero que tenha gostado e que esse post ajude, hihi.

Vou ficando por aqui! Beijocas!



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

São proibidas palavras impróprias ou xingamentos.

Sugestões, dúvidas, elogios e críticas construtivas são sempre bem vindos!

Obrigada pelo comentário!